top of page

A #EUChooseSafeFood está de volta com ainda mais Países a Bordo!

Na sequência do sucesso dos últimos dois anos, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e os seus parceiros nos Estados-Membros da UE lançaram ontem a terceira edição da campanha #EUChooseSafeFood. A #EUChooseSafeFood visa ajudar os cidadãos europeus a tomar decisões informadas sobre as suas escolhas alimentares. Em 2023, a campanha será a maior de sempre, expandindo-se de modo a incluir 16 países.

A campanha #EUChooseSafeFood destina-se a ajudar os cidadãos a pensar de forma crítica sobre as escolhas que fazem diariamente em matéria alimentar. Fornece informações práticas e de fácil acesso aos consumidores, desde ajuda para ler os rótulos dos alimentos e compreender os aditivos, até conselhos sobre a preparação e o armazenamento dos alimentos. A campanha abrange muitos temas relacionados com a alimentação e, este ano, incidirá em sugestões que os consumidores podem seguir para garantir uma boa higiene alimentar em casa, como reduzir o desperdício alimentar e o que está a ser feito em toda a UE para combater as doenças de origem alimentar.


«A EFSA trabalha com a ASAE, enquanto o seu Ponto Focal Nacional que articula com as demais autoridades responsáveis pela segurança alimentar, e, com cientistas de toda a Europa para garantir que os alimentos sejam seguros, saudáveis, de fácil acesso e sustentáveis. A campanha #EUChooseSafeFood estabelece a ligação entre a ciência no domínio da segurança alimentar e os alimentos que acabam nos nossos pratos, capacitando os consumidores para fazerem melhores escolhas alimentares. Estamos muito motivados por verificar que a campanha está a ganhar cada vez mais força, acrescentando parceiros a cada nova edição», afirmou Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspectora-Geral da ASAE.


A campanha dirige-se principalmente aos cidadãos europeus com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, centrando-se nos jovens pais e nas pessoas com interesse na segurança alimentar e na ciência. Destaca o papel dos cientistas europeus que trabalham em conjunto para proteger os consumidores dos riscos relacionados com a alimentação.


Criar impacto!

Nos dois primeiros anos da campanha, a #EUChooseSafeFood teve um impacto positivo na sensibilização e compreensão dos consumidores em matéria de segurança alimentar na UE. A proporção de pessoas expostas às mensagens da campanha que lembraram que as decisões de segurança alimentar são baseadas na ciência aumentou de 2 em 10, em 2021, para 4 em 10, em 2022. Os níveis de confiança no sistema de segurança alimentar da UE também melhoraram entre as pessoas que tiveram contacto com a campanha: Em 2022, 70% dos cidadãos declararam confiar na UE e nos governos nacionais no que diz respeito à segurança alimentar, o que representa um aumento de 10% em relação a 2021.


Como participar?

O lançamento de ontem da campanha #EUChooseSafeFood marca o ponto de partida para iniciativas que serão lançadas a nível da UE e a nível nacional em 16 países da Europa. Nas próximas semanas e meses, os governos e as autoridades responsáveis pela segurança alimentar de toda a UE lançarão actividades e eventos orientados para os seus públicos nacionais, sob a égide do #EUChooseSafeFood.


Os interessados em apoiar a campanha são incentivados a visitar a página web da #EUChooseSafeFood que contém uma série de informações traduzidas em todas as línguas oficiais da UE, sobre diferentes temas relacionados com a segurança dos alimentos.


A partir da página, pode também descarregar o toolkit da campanha, que inclui imagens, curtas-metragens e posts para as redes sociais em diferentes línguas para partilhar nos seus próprios canais.


Sobre a campanha

Os 16 países que participam na campanha #EUChooseSafeFood 2023 são: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Macedónia do Norte.


Para mais informações, consultar:


Créditos da Notícia: Mais Algarve


19 visualizações

コメント


bottom of page