top of page

AHRESP promove no Convento de Mafra, o “Dia da Gastronomia – Património Cultural”

O Convento de Mafra recebe, no dia 26 de Julho, um evento que celebra os 23 anos da elevação da gastronomia portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural Português.

eventos, AHRESP, gastronomia, portugal, património cultural

É a 26  de Julho que a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) vai assinalar, no Convento de Mafra, os 23 anos da elevação da gastronomia portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural Português.

O evento tem inscrição gratuita mas obrigatória e vai contar com a participação de historiadores, sociólogos, escritores, cientistas, investigadores, nutricionistas, chefs, cozinheiros, padeiros, jornalistas e profissionais do sector, todos reunidos em várias “Conversas com Pão”.


A primeira mesa-redonda, intitulada “Desde há 30 mil anos”, vai centrar-se na História, enquanto o segundo painel será dedicado à temática “Da Biologia à Nutrição”. Após o almoço gratuito para os participantes inscritos, o evento prossegue com o terceiro debate “Pão para que te quero”.


Este dia de celebração da gastronomia portuguesa também vai contemplar uma masterclass de pão, assim como mostras e provas de todo o tipo de pães das várias regiões do país.


Elevada a Bem Imaterial do Património Cultural Português, após a aprovação de uma resolução em Conselho de Ministros, no dia 7 de julho de 2000, e da respectiva publicação em Diário da República, a 26 de Julho de 2000, a gastronomia portuguesa é uma das maiores riquezas de Portugal e elemento principal em todas as actividades turísticas.


A AHRESP, enquanto entidade promotora da gastronomia e dos vinhos nacionais em Portugal e pelo mundo, volta assim a organizar um evento totalmente dedicado ao que de melhor se produz e confecciona no país e que pretende ser uma autêntica viagem pela história e cultura gastronómica nacional.


Recorde a última edição deste evento da AHRESP dedicado à gastronomia e que também contou com a participação de diversos oradores divididos em vários painéis, dedicados a temas como “Azeite como início de tudo” ou “Do mar se faz um país”.


Créditos do Artigo: O Turismo.PT


42 visualizações

Comments


bottom of page