top of page

Além do bom tempo, Portugal vende aos turistas gastronomia

Experiências de norte a sul com chefs locais promovem país como destino gastronómico.

local stars, gastronomia, portugal, turismo

Tornar Portugal num destino gastronómico e mapear os produtos das várias regiões, dando-os a conhecer através de experiências com ligação aos produtores é a missão de uma plataforma que promove o potencial turístico da gastronomia portuguesa.


As experiências gastronómicas, que vão de norte a sul do país, incluem degustação e conhecer os produtos da sua origem até à mesa, havendo experiências como a apanha de ostras, visitas a salinas ou provas de sal, no caso do Algarve, envolvidas depois em menús elaborados por chefs de cozinha de cada região.

A chef algarvia Noélia Jerónimo, uma das profissionais ligadas ao projecto ‘The Art of Tasting Portugal’ (TAOTP), contou aos jornalistas durante a apresentação de uma das experiência disponíveis na plataforma, nas salinas de Castro Marim, no Algarve, que o seu maior desafio é preparar menús face à imprevisibilidade da matéria-prima.


“[O menú] vai depender do que o mar me der, não posso garantir um produto. O mar é que me entrega o produto e é um grande desafio trabalhar todos os dias com produtos diferentes”, refere.

A chef algarvia considera muito importante que as pessoas percebam a origem e a sazonalidade dos ingredientes, sendo possível em algumas experiências levar os clientes às compras no mercado e aos produtores e mariscadores.


Nos meses de Julho e Agosto, quem viajar a bordo da classe executiva da TAP, encontrará menús dedicados à região do Algarve, com destaque para o polvo, coordenados por Noélia Jerónimo e confeccionados com produtos sazonais.

O projecto ‘Local Stars‘(em português, estrelas locais) resulta de uma parceria entre o ‘The Art of Tasting Portugal’ e a TAP Air Portugal, que estará em vigor nos próximos dois anos.


Serão também difundidos vídeos alusivos a esta iniciativa nos aviões, com imagens características de cada região, produtores e a receita de um chef a trabalhar o produto usado na confecção do menu servido a bordo.


O objectivo é tornar a gastronomia portuguesa num motivo suficiente para que os turistas conheçam Portugal, dando-a a conhecer a passageiros e destinos de todo o mundo.


“É a acreditar no enorme potencial do nosso país enquanto destino gastronómico, que a plataforma ‘The Art of Tasting Portugal’ partilha com a TAP Air Portugal esta missão de dar a conhecer o melhor que se produz em Portugal, as nossas regiões e a qualidade e técnicas dos nossos ‘chefs’”, afirma Patrícia Dias, citada em comunicado. Patrícia Dias e Adriana Fournier são as fundadoras da plataforma.


Créditos do Artigo: MadreMedia/Lusa


15 visualizações
bottom of page