top of page

Apaixonados pelo Algarve: jantar único junta os melhores produtos e os melhores chefs da região

No âmbito das comemorações dos 30 anos, o premiado resort Vila Vita Parc, em Alporchinos, organiza um jantar especial que junta os melhores produtos e os melhores Chefs do Algarve. Noélia Jerónimo, João Oliveira, Luís Brito, Louis Anjos e João Marreiros são os cozinheiros convidados.

Carabineiros, gamba violeta, atum, polvo, coelho, presunto, morcela, batata doce, laranja e mel. Estes são apenas alguns dos produtos do Algarve que vão chegar à mesa neste jantar único e especial, agendado para Segunda-feira, 13 de junho. No âmbito das comemorações dos 30 anos, o premiado resort Vila Vita Parc, em Alporchinos, organiza uma noite que pretende “homenagear a região” e, para tal, convidou os chefs dos restaurantes com uma estrela Michelin no Algarve, a saber João Oliveira (Vista, em Portimão), Louis Anjos (Al Sud, Lagos) e Luís Brito (A Ver Tavira, em Tavira) a que se juntam dois convidados especiais: Noélia Jerónimo e João Marreiros, que lidera o restaurante Loki, em Portimão. Rui Silvestre, responsável pelo Vistas, em Castro Marim, é o único ausente devido a um problema de saúde.


Para um outro jantar “Reach the Stars – Portugal Edition”, a realizar no dia 19 de Junho, vão estar presentes todos os Chefs com duas estrelas Michelin em Portugal, incluindo Hans Neuner (Ocean) e Dieter Koschina (Vila Joya), ambos no Algarve.


Para a noite em que se promove a paixão pelo Algarve – dia 13 de Junho -, o local escolhido para o jantar é o restaurante Adega, no interior do resort, onde habitualmente são servidos pratos de base tradicional portuguesa. Para a harmonização dos 13 pratos que vão compor este menú especial e único foram seleccionados vinhos de três produtores da região: Paxá, Morgado do Quintão e João Clara. Na qualidade de anfitrião, o responsável pelo Adega, Alexandre Cabral, vai levar à mesa “Barriga de leitão crocante, gel de laranja, puré de funcho e cenoura algarvia”, enquanto a equipa de pastelaria do Vila Vita Parc, liderada por Isabel Nobre vai fechar a noite com “Laranja em texturas com sorbet de poejo” e “Falso queijo, tostas de flor de sal e compota de abóbora”. João Oliveira, chef do premiado Vista Restaurante (Garfo de Ouro) preparou “Tomates biológicos, camomila e poejo” e “Camarão vermelho, flor de sal e óleo de limão carbonizado”. As duas mais recentes estrelas do Algarve, Louis Anjos do Al Sud e Luís Brito do A Ver Tavira, vão levar à mesa, respectivamente: “Carabineiro, toucinho gordo e noodles de batata”, “Coelho, morcela de Monchique, maçã e rábano”, “Se eu fosse uma Cataplana” e “Atum rabilho e couve fermentada”.


Entre os convidados especiais, Noélia Jerónimo (Garfo de Prata) vai preparar “Gaspacho de manga picante com peixe marinado” e “Arroz de plâncton e gamba violeta”, e João Marreiros promete surpreender com “Morango, pepino, presunto do Zambujal e tomilho do mar” e “Polvo, batata-doce, garum de polvo, mel de Monchique e arrabaça”. O jantar “Passionate About Algarve” custa €190, por pessoa.


Para além deste jantar e do “Portugal Edition” de dia 19 de Junho, que junta os chefs portugueses com duas estrelas Michelin para, com Hans Neuner, prepararem “uma tempestade de sabores no restaurante Ocean”, está marcada, para dia 2 de Agosto, uma “World Edition”, onde 10 cozinheiros de renome internacional, todos três estrelas Michelin vão preparar “uma noite memorável de cozinha sumptuosa, ambiente eclético e vinhos de classe mundial”, no espaço do Clubhouse. Este é considerado o ponto alto dos eventos gastronómicos comemorativos dos 30 anos do Vila Vita Parc, mas o calendário das festas inclui também eventos culturais e de lifestyle, como o jantar intimista com Bárbara Tinoco (12 de Junho), uma “Summer Pink Party Pool”, a 21 de Junho, ou uma noite com Tiago Bettencourt, a 12 de Agosto.


Pode consultar AQUI todos os eventos associados aos 30 anos do Vila Vita Parc, resort que em abril renovou a Chave de Platina na edição 2022 do Guia Boa Cama Boa Mesa.


Créditos da Notícia: Boa Cama Boa Mesa


11 visualizações
bottom of page