top of page

Avaliação de Restaurantes: Taberna Poço d'Almancil

A famosa Chef de televisão Lúcia Ribeiro abriu um restaurante em Almancil.

Lúcia Ribeiro nasceu em Armação de Pêra, viveu em Londres e trabalhou na banca durante 15 anos. Em 2012 decidiu mudar de vida e tornar-se Chef. Frequentou então um curso de cozinha no Algarve.


Mais tarde regressou a Londres para trabalhar com vários Chefs Michelin de renome como Gordon Ramsay, Paul Walsh e Claude Bosi. Quando retomou ao Algarve, começou a trabalhar com o Chef Dieter Koschina no Vila Joya (2 estrelas Michelin) e mais tarde tornar-se-ia sous-chef executiva do Pine Cliffs Resort.

"Quando era pequenina, costumava ajudar a minha avó a cozinhar por isso conheço todas as receitas tradicionais portuguesas. Temos muito mais para oferecer do que alguns restaurantes turísticos vendem como autêntica cozinha portuguesa: peixe e carne grelhados. Perdemos a essência. A Cozinha Portuguesa é, na minha opinião, a melhor do mundo. Como a minha mãe era vegan e o meu filho também o foi durante algum tempo, também cozinho muito bem comida vegan. Aquilo de que mais gosto é de criar versões vegan de receitas portuguesas antigas, como a cataplana. A diversidade gastronómica que temos entre diferentes regiões do país é incrível."


Agora, a Chef Lúcia abriu um pequeno espaço no centro de Almancil. Os pratos do menú parecem simples mas são muito bem executados. Os preços são económicos para poderem ser acessíveis aos locais. É um menú diversificado e simpático, com vários petiscos a partir de 6 euros; os pratos principais começam nos 11 euros.

O seu marido, José Costa, está encarregue dos vinhos. Explica-nos, orgulhoso, que também têm vinhos vegan. E em breve, o casal irá dinamizar aulas de cozinha e provas de vinhos!


Além de peixe e carne, há 2 opções vegan e 1 opção vegetariana no menú. O restaurante tem 36 lugares sentados no interior e alguns no exterior. É simples e aconchegante, com uma "cozinha aberta" atrás do bar.

Começámos com um vinho branco delicioso. Depois recebemos uma agradável cesta de pão (que pode ser sem glúten), azeitonas e cenouras à algarvia. Seguiu-se uma sopa de vegetais com um adorável sabor delicado. Para o prato principal, optámos por tofu fumado com vegetais salteados, molho de tomate e orégãos, vegetais em tempura de cerveja e um potente risotto de cogumelos. Delicioso!!


Para sobremesa, uma deliciosa salada de fruta e o bolo de amêndoa caseiro. A Chef Lúcia diz-nos que todas as sobremesas são sem glúten!

Que refeição pura e fantástica. Desfrutámos e estamos felizes com esta mais-valia para a "nossa" vila de Almancil.


Horário de Funcionamento:

- Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-feira (funciona até às 17h)

- Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado (funciona todo o dia)

- Domingo: dia de encerramento


Reservas:

+351 968 567 373


Créditos do Artigo (adaptação): The Portugal News


25 visualizações
bottom of page