top of page

Coimbra senta chefs e cientistas “À Mesa com Saúde”

“À Mesa com Saúde” é o mote do mais recente projecto de literacia em saúde, promovido pela FMUC e pelo iCBR, em parceria com a EHTC, e vai levar a cabo uma série de sessões de literacia para a saúde, tendo como tema central “ciência e gastronomia”, e nas quais vão ser abordadas questões relacionadas com algumas doenças e a sua prevenção através da alimentação. A realizar-se no próximo dia 24 de Março, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a primeira sessão daquele que será um jantar comentado terá como tema central as Doenças Cardiovasculares.

Esta é uma iniciativa que reúne não só cientistas e clínicos da FMUC e do iCBR para abordar os aspectos mais relevantes associados a determinadas doenças, as quais poderão ter origem em erros alimentares ou serem agravadas pelos mesmos, como também envolve reconhecidos Chefs da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que estarão presentes a confeccionar o jantar de acordo com aquilo que devem ser hábitos alimentares saudáveis, seja através dos alimentos utilizados ou do modo de os confeccionar.


Nesta primeira sessão dedicada às Doenças Cardiovasculares, a aposta passa pela eliminação ou substituição do sal ou de gorduras saturadas, e confecção de alimentos potenciadores da saúde cardiovascular. Como explica o José Luís Marques, Director da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, “a Dieta Mediterrânica, classificada como Património Mundial Imaterial pela Unesco, faz parte do bilhete de identidade da gastronomia portuguesa. A sua riqueza nutricional complementada com o uso de ervas aromáticas, em detrimento do sal, permite-nos, em termos gastronómicos, trabalhar os produtos de uma forma única, promovendo o prazer da boa comida, sem comprometer a saúde cardiovascular.”


Pensado para toda a população, o ciclo de jantares comentados procura, à luz da ciência, dar a conhecer o impacto da alimentação na saúde e na melhoria da qualidade de vida da população. “É fundamental que todos percebam que a boa alimentação auxilia na prevenção e tratamento de doenças. Enquanto agentes de produção de conhecimento, acreditamos que é importante esta reflexão para que se perceba o real impacto que a alimentação tem na nossa vida” acrescenta Henrique Girão, Director do iCBR.


No que se refere às actividades relacionadas com a promoção de estilos e hábitos de vida saudáveis, em destaque nestas sessões, Carlos Robalo Cordeiro, Director da FMUC, considera que esta é uma questão que se assume como prioritária quando pensamos em literacia em saúde: “Mais do que tratar doenças é fundamental preveni-las e a melhor forma de o fazer é através da promoção da saúde. Intervir e fornecer informação e formação na área da saúde, alimentação saudável e exercício físico, bem como promover a adopção de estilos de vida mais saudáveis na população, é uma preocupação que tentamos incutir.”


Mais informações e inscrições no jantar “À Mesa com Saúde” disponíveis através do email amesacomsaude@fmuc.pt


Créditos da Notícia: FigueiraTV


42 visualizações

Commentaires


bottom of page