É consenso entre médicos e nutricionistas que comer frutas e vegetais é importante para levar uma dieta saudável. Estes alimentos são fonte de vitaminas essenciais, minerais, fibras e antioxidantes que promovem o bem-estar geral do organismo.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, frutas e legumes devem ocupar pelo menos metade do prato às refeições. Enquanto os vegetais podem ser consumidos a qualquer momento, diz-se que as frutas devem ser ingeridas em determinados momentos, considerando a quantidade excessiva de açúcar que contêm.
Então, com todos os benefícios para a saúde reconhecidos de comer fruta, por é que as pessoas sugerem que não se deve comê-la em determinados momentos?
As frutas são superalimentos que são fontes naturais potentes de nutrientes essenciais; no entanto, é importante saber que não deve comer fruta a qualquer hora do dia. Especialmente, deve evitar comê-la logo após as refeições.
Um dos argumentos mais comuns para essa afirmação é que a junção do açúcar e os hidratos de carbono com as bactérias do intestino pode resultar na fermentação dos alimentos, o que por sua vez pode prejudicar o sistema digestivo.
A fruta é uma refeição em si. E jamais devem ser combinadas com as refeições principais. O açúcar nas frutas é fermentado se for digerido com proteínas pesadas que geralmente levam tempo nos processos digestivos. Uma fruta consumida logo após a refeição pode não ser digerida adequadamente e os nutrientes podem não ser absorvidos corretamente. Deve esperar pelo menos 30 minutos entre uma refeição e comer fruta.
Créditos da Notícia: Lifestyle ao Minuto