A 25 e 26 de Setembro, há um mundo gastronómico por explorar, sem sair do concelho. Conheça toda a programação do evento.
Prepare o paladar, o estômago e o apetite, pois o Congresso dos Cozinheiros está a chegar ao concelho de Oeiras. Nos dias 25 e 26 de Setembro, Domingo e Segunda-feira, respectivamente, os Nirvana Studios abrem as portas ao público para receber a 18.ª edição desta iniciativa que reúne chefs nacionais e internacionais, em demonstrações, debates e actividades à volta da paixão que têm em comum pelo mundo da gastronomia.
Serão dois dias recheados de apresentações e degustações, com mais de 20 horas de intervenções por 58 oradores de vários países. Não vão faltar, também, música e animação nesta iniciativa que junta, anualmente, os profissionais do sector, os amantes de cozinha e o público em geral, num ambiente descontraído.
Este ano, o evento conta com um mote muito especial: Conexão Africana. Segundo a organização, esta é uma oportunidade para aprender mais sobre a riqueza da gastronomia, das pessoas e da cultura africana, onde serão apresentados profissionais, debatidos temas e degustados produtos e tradições daquele continente. É, assim, um importante momento também para aprender mais sobre a influência da cultura africana na gastronomia portuguesa, com especial destaque para os PALOP.
Para Paulo Amado, fundador do Congresso dos Cozinheiros, esta “é uma oportunidade de conhecer melhor a rica herança cultural africana e a sua importante presença na cozinha portuguesa e internacional. É importante para ficarmos a conhecer pessoas que têm uma acção social impactante, através do seu trabalho no mundo da gastronomia.”
O Congresso dos Cozinheiros terá vários espaços, cada um com uma missão diferente. No Palco INTER vão decorrer as conversas e apresentações, o Palco Produto será dedicado a demonstrações de cozinha e produtos com degustação e o Palco Nós As Pessoas está focado em conversas sobre a importância do bem-estar mental na restauração. Já o Palco Música será o cenário de actuações musicais muito especiais, todas elas com raízes africanas como é o caso da Orquestra Batukadeiras, de Lindú Mona e Kriol.
Haverá ainda uma Área de Exposição, onde será possível conhecer as novidades de produtos e equipamentos de cozinha e a Área de Alimentação onde se vão degustar as iguarias de chefs convidados, como cachupa do mar, tripas à moda do Porto, salmão do Alaska, Pudim do Marquês, mousse de chocolate com cebola, carne arouquesa, arroz de coelho e moamba de ginguba e cogumelos.
Um cartaz com grandes nomes
O cartaz conta com nomes de peso, bem conhecidos no panorama gastronómico dentro e fora do País. Entre os oradores confirmados, destaca-se a presença de Fatmata Binta, da Serra Leoa, uma chef de cozinha nómada e embaixadora da gastronomia da tribo Fulani. Em 2021 foi galardoada com o prémio The Best Chef Rising Star pela The Best Chef Awards e já em 2022 recebeu a distinção do Basque Culinary World Prize. Também a norte-americana Sheree Williams, fundadora e diretora executiva da organização The Global Food and Drink Initiative e editora da “Cuisine Noir Magazine”, marcará presença no evento.