top of page

Conhece a Roda dos Alimentos Vegetariana? Um guia para a alimentação equilibrada.

A nutricionista Ana Isabel Monteiro apresenta uma alternativa à clássica Roda dos Alimentos, neste caso apresentando-a numa versão estritamente vegetariana. O gráfico e as respectivas porções correspondem a um dia alimentar vegetariano. Um artigo a partir do livro “Vegetariano nas Quatro Estações”.


A Roda dos Alimentos serve de guia para os portugueses se alimentarem de forma saudável e variada, completa e equilibrada, este guia tem por base a Dieta Mediterrânica e, por isso, inclui alimentos de origem animal, ainda que em quantidade reduzida.


É apresentado em forma circular para facilitar a interpretação e fazer a associação ao prato tipicamente utilizado em Portugal.

Para os vegetarianos, este guia não está, naturalmente, adequado. Assim, sinto que um gráfico do que deve estar presente num dia alimentar vegetariano poderia facilitar a vida de quem quer adoptar este regime, pelo que apresento a minha proposta da Roda dos Alimentos Vegetariana.


Neste caso, vou ter em consideração os ovos e lacticínios, habitualmente incluídos numa fase inicial da adopção da alimentação vegetariana. No entanto, quero que entenda que os mesmos não são obrigatórios e que quem segue uma alimentação vegetariana estrita encontrará alternativas dentro dos respectivos grupos aos quais pertencem estes alimentos.


Esta proposta foi realizada tendo por base um dia alimentar com cerca de 2000 Kcal, considerando o contributo de cada grupo alimentar. A grande diferença em relação à Roda dos Alimentos original é a exclusão do grupo da carne e do pescado, e o aumento considerável do contributo das leguminosas, que são, essencialmente, fonte de proteína, mas também os hidratos de carbono. Dessa forma, o contributo dos cereais, derivados e tubérculos (fontes de hidratos de carbono por excelência) acaba por ser mais reduzido.


As sementes e oleaginosas, boas fontes de gordura, não estão representadas na Roda dos Alimentos tradicional, mas ganham aqui o seu próprio grupo, sendo que o grupo do azeite e óleos perde, por isso, alguma representatividade.


A água, por ser essencial e estar presente em todos os outros alimentos (à excepção do azeite e óleos), não tem um grupo próprio, tal como na Roda dos Alimentos original, integrando todos eles.

lucia-lima, roda dos alimentos, nutrição, nutrition
📷: Livro "Vegetariano nas Quatro Estações"

Grupo 1 – Fruta

Fruta fresca, que deve ser da época, priorizando as fontes de vitamina C após as refeições, de forma a favorecer a absorção do ferro e zinco de origem vegetal. Poderão também ser incluídos purés e sumos de fruta naturais, sempre que considere pertinente.

Porções recomendadas: 3 a 5. Cada uma fornece cerca de 10 g de hidratos de carbono e 50 Kcal. Ex. de porções – 1 banana pequena, 1 maçã pequena, 1 fatia de ananás, 2 tangerinas médias, 11 morangos médios, 1 laranja pequena.


Grupo 2 – Hortícolas e cogumelos

Inclui todos os hortícolas e cogumelos, bem como o pimento e o tomate, que são botanicamente frutos, mas têm um perfil nutricional semelhante aos hortícolas.

Porções recomendadas: 3 a 5. Cada uma fornece cerca de 5 g de hidratos de carbono e 25 kcal. Exs. +/- 100 g de hortícolas em cru; +/- de 100 g de cogumelos em cru.


Grupo 3 – Leguminosas, seitan, ovos

Inclui todas as leguminosas e seus derivados, como tofu, tempeh e soja texturizada. O seitan, ainda que não essencial, também pode ser incluído neste grupo. Os ovos podem ser uma opção nos padrões ovolactovegetariano e ovovegetariano.

Porções recomendadas: ¾ de chávena de leguminosas cozidas; 70 g de tofu ou tempeh; 40 g de seitan; 2 ovos pequenos.