top of page

Do pão ao tártaro: Cascais inaugura forno a lenha com workshops gratuitos

Nos próximos quatro Sábados poderá aprender todo o processo de elaborar pão à antiga, no forno a lenha, desde o amassar até ao momento final de cozedura - e, a seguir, provar os resultados.


A partir de amanhã é inaugurado o Forno da Horta da Quinta do Pisão, no município de Cascais. Esta iniciativa é dividida em quatro eventos, sempre aos Sábados, nos dias 21 e 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, onde poderá aprender todo o processo de elaborar pão à antiga, no forno a lenha, desde o amassar até ao momento final de cozedura.

pão, bread, forno a lenha, padeiro, chef, workshop

O evento tem como objectivo reunir padeiros, chefs, moleiros e também os munícipes do concelho cascalense, numa programação em formato de workshop. Cada dia terá um tema diferente mas todos serão dedicados aos cereais biológicos e a utilização do forno a lenha, com o objectivo de "promover a produção local e regenerativa" e "sensibilizar os munícipes para a importância do produto local e da agricultura regenerativa", afirma Joana Balsemão, vereadora para a área do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais.


O evento deste Sábado decorre entre as 8h00 e as 12h00 e tem como tema "Pão com Coração, Padaria com o coração no lado certo", um workshop no qual oito formandos da Cercica, sob a orientação das formadoras Sónia Casimiro e Julia Seiraya, irão preparar duas variedades de pão inspiradas nos produtos da Horta da Quinta do Pisão. Quem se increver neste workshop pode aprender como fazer pão e, a seguir, provar os resultados.


O chef Vítor Sobral vai estar na Horta da Quinta do Pisão, no dia 28 de Janeiro, das 10h00 às 12h30, para falar sobre a utilização tradicional deste tipo de forno, desde o pão aos assados, e confeccionar pão e ainda uma pizza fechada com outros ingredientes da horta. No final da demonstração, vai ser hora de saborear os resultados.


Já o dia 4 de Fevereiro será dedicado ao "Trigo Barbela, a produção local e a Alquimia do Pão", num workshop conduzido por Celso Santos, padeiro produtor (que acompanha todo o circuito do cereal, desde a sementeira até ao pão) e João Vieira, protector e impulsionador do trigo barbela, uma espécie de trigo rica em óleos e nutrientes, quase inexistente nas searas nacionais. O evento terá lugar das 10h00 às 12h00.


O chef João Matos será o responsável pelo workshop do dia 11 de Fevereiro com o tema "Um forno a lenha numa cozinha moderna". Durante esta sessão, João Matos terá oportunidade de explicar as vantagens de cozinhar num forno a lenha e de confeccionar Tártaro de beterraba, Taco de abóbora e tangerina e Açorda de beringela. Tudo será cozinhado no forno e a alga noori ou a folha de alface irão servir de tortilha para o taco. O evento realizar-se-á entre as 10h00 e as 12h30.


Após este ciclo de quatro eventos, a Quinta do Pisão continuará com as suas iniciativas e todos os Sábados, entre as 9h00 e as 13h00, haverá pão de trigo barbela com massa mãe, biológico produzido na horta da Quinta do Pisão, cozido no forno a lenha, com a participação de cerca de quatro padeiros locais que vão apresentar a mesma receita, mas confeccionada por mãos diferentes a cada Sábado.


Passará a ser também possível utilizar o forno, por marcação, de Segunda a Sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h00. Ao longo de todo o ano, serão realizadas actividades pedagógicas dirigidas às crianças e workshops variados, inclusive com chefs.


As inscrições para os eventos são obrigatórias e podem ser feitas através do site da Cascais Ambiente.


Programação Eventos:

21 de Janeiro

08:00 - Recepção dos participantes

08:15 - Acompanhamento do Aquecimento do Forno

08:45 - Acompanhamento da preparação da massa do Pão

09:30 - Colocar o pão a levedar

11:30 - Enchimento do Forno

12:00 - Prova de pães


28 de Janeiro

Das 10:00 às 13:00

Recepção dos participantes

A utilização tradicional do forno, desde o pão aos assados

Confecção do Pão

Confecção da Pizza com ingredientes da horta


4 de Fevereiro

10:00 - Recepção dos participantes

10:15 - Acompanhamento do Aquecimento do Forno

10:30 - Acompanhamento do tender da massa do Pão

11:00 - Enchimento do Forno

11:15 - Tertúlia com o contributo de João Vieira e Celso Santos, sobre a temática dos Trigos antigos, a produção local e a Alquimia do Pão

12:00 - Desenfornar o Pão e prova do Pão


11 de Fevereiro

Das 10:00 às 12:30

Aquecer o forno

Explicação sobre as vantagens de cozinhar num forno a lenha

Temática: Um Forno a lenha numa Cozinha moderna

Tártaro de beterraba

Taco de abóbora e tangerina

Açorda de beringela


Créditos da Notícia: Diário de Notícias


8 visualizações

Comentarios


bottom of page