O público elegeu os 10 melhores restaurantes a partir de uma lista 31 nomeados. Houve representantes de norte a sul do País.
O Convento do Beato, em Lisboa, foi o palco escolhido para receber esta Segunda-feira, 18 de Novembro, a primeira gala dos TheFork Awards em Portugal. O evento pretende celebrar os restaurantes e os talentos emergentes da gastronomia nacional, à semelhança das edições que acontecem regularmente em países como Itália, França e Espanha.
A lista dos espaços nomeados foi realizada com base em novas aberturas e nas inovações que essas cozinhas introduziram no sector. Um painel composto por 55 especialistas, incluindo nomes como Rui Paula, Henrique Sá Pessoa, João Oliveira, Kiko Martins, Gonçalo Costa, Marlene Vieira e Vítor Sobral, decidiu através de uma votação qual seria a lista final de 31 espaços. As escolhas tiveram por base duas premissas essenciais: serem uma novidade; e a inovação que essas cozinhas introduziram no sector.
A cerimónia foi conduzida pelo humorista César Mourão.
Jantar assinado por quatro chefs portuguesas
O evento de celebração da gastronomia portuguesa decorreu durante um jantar de gala pensado e preparado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares. Esta escolha pretende realçar o impacto crescente das mulheres na gastronomia portuguesa e reforçar a necessidade do empoderamento feminino nas cozinhas dos restaurantes.
Durante o cocktail, Justa Nobre preparou umas bolinhas de alheira com sésamo, enquanto Ana Moura tratou do escabeche de mexilhão. Já Marlene Vieira ficou com a tartelete de atum, bearnês e pickle de mostarda; Sara Soares serviu o maritozzo de beterraba e alho negro (VG).
Já para o menú, Justa Nobre assinou uma sopa de santola (o seu prato de assinatura); Ana Moura apresentou lula recheada com migas de grelos e patê de ovas; Marlene Vieira, uma costela de vaca assada, tarte de cebola e aipo; e Sara Soares serviu um entremet de cenoura, caramelo de especiarias e mousse de amêndoa com sorbet de cenoura e óleo verde das suas folhas.
A acompanhar o jantar esteve o pão de Elisabete Ferreira, que conquistou recentemente o prémio de Melhor Padeira do Mundo.
Quem foram os nomeados?
Os restaurantes nomeados para os TheFork Awards 2024 estão distribuídos por várias regiões, de norte a sul do país:
Lisboa: À Costa by Olivier; Alzur; Aurea; Bar Alimentar; Canalha; Ciclo; Laranja Tigre; Le Bleu by Chef Kiko; Magokoro Ramen; Parra Wine Bistro; Petiscaria da Esquina; Ryoshi; Sugoi; SULT – Cascais; Touta e Yoso – Omakase
Porto: Babel; Éter; Lura – Baião; Nem Carne Nem Peixe; Oculto – Vila do Conde; Pata Gorda
Aveiro: Prosa
Santarém: Deselegante e Rural 150
Faro: Austa – Almancil; Authentic – Almancil; Checkout – Faro e Há Pátria – Faro
Leiria: Terruja – Alvados
Évora: Taberna Sal Grosso
Prémio Carreira
A cerimónia arrancou às 21 horas, com Almir Bikovich, CEO da plataforma TheFork, que tentou dar as boas-vindas em português. No entanto, depressa voltou ao inglês para reforçar a grandeza da indústria da restauração e a importância de galas como esta para “enaltecer o bom que se faz na área”. Uma vez que junta “o reconhecimento profissional e da comunidade, bem como do público”.
O Prémio Carreira foi entregue a Maria Alice Marto, do restaurante Tia Alice, que se destacou por ser a primeira mulher a receber uma estrela Michelin. O prémio TheFork foi recebido pelos filhos, Nuno e Duarte Clemente.
Sérgio Sequeira, country manager da TheFork, aproveitou para recordar que tudo começou, em 2012, quando a equipa fundadora se lançou como uma start up de reserva de restaurantes. Na altura, com o nome de Best Table.
Em 2015, após a compra pelo Trip Advisor, migraram os 800 espaços da base da dados para a nova plataforma, e assim nasceu o TheFork. Hoje em dia, este serviço reúne mais de 3.600 restaurantes e apresenta agora um evento que quer “detectar a qualidade dos projectos que arrancaram recentemente”.
Categorias especiais
Antes de serem revelados os 10 restaurantes vencedores, houve lugar à atribuição de prémios para quatro categorias em destaque. De entre os 31 nomeados, o comité de júri, composto por Ana Moura, André Cruz, António Galapito, Filipe Carvalho, Gonçalo Costa, João Oliveira, João Rodrigues e Lucas Azevedo, seleccionou o restaurante que melhor representa cada categoria.
Mundo Rural – Taberna Lura, em Baião
Cozinha Sustentável – Restaurante Ciclo
Cozinha Contemporânea – Restaurante Ryoshi
Media Choice Award – Restaurante Bar Alimentar (escolhido pelos jornalistas Cláudia Lima Carvalho [Time Out], Edgardo Pacheco [Público] e Ricardo Dias Felner.
Os 10 melhores restaurantes
ÀCosta, Lisboa
Petiscaria da Esquina, Lisboa
Nem Carne Nem Peixe, Porto
Taberna Sal Grosso, Évora
Oculto, Vila do Conde
Áurea, Lisboa
Rural 150, Valada do Ribatejo
Touta, Lisboa
Pata Gorda, Porto
Canalha, Lisboa
Créditos da Notícia: NiT