top of page

Estes são os vencedores dos primeiros TheFork Awards em Portugal

O público elegeu os 10 melhores restaurantes a partir de uma lista 31 nomeados. Houve representantes de norte a sul do País.

thefork, thefork awards, portugal, gastronomia, restaurantes

O Convento do Beato, em Lisboa, foi o palco escolhido para receber esta Segunda-feira, 18 de Novembro, a primeira gala dos TheFork Awards em Portugal. O evento pretende celebrar os restaurantes e os talentos emergentes da gastronomia nacional, à semelhança das edições que acontecem regularmente em países como Itália, França e Espanha.

 

A lista dos espaços nomeados foi realizada com base em novas aberturas e nas inovações que essas cozinhas introduziram no sector. Um painel composto por 55 especialistas, incluindo nomes como Rui Paula, Henrique Sá Pessoa, João Oliveira, Kiko Martins, Gonçalo Costa, Marlene Vieira e Vítor Sobral, decidiu através de uma votação qual seria a lista final de 31 espaços. As escolhas tiveram por base duas premissas essenciais: serem uma novidade; e a inovação que essas cozinhas introduziram no sector.


A cerimónia foi conduzida pelo humorista César Mourão.


Jantar assinado por quatro chefs portuguesas 

O evento de celebração da gastronomia portuguesa decorreu durante um jantar de gala pensado e preparado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares. Esta escolha pretende realçar o impacto crescente das mulheres na gastronomia portuguesa e reforçar a necessidade do empoderamento feminino nas cozinhas dos restaurantes.


Durante o cocktail, Justa Nobre preparou umas bolinhas de alheira com sésamo, enquanto Ana Moura tratou do escabeche de mexilhão. Já Marlene Vieira ficou com a tartelete de atum, bearnês e pickle de mostarda; Sara Soares serviu o maritozzo de beterraba e alho negro (VG).

 

Já para o menú, Justa Nobre assinou uma sopa de santola (o seu prato de assinatura); Ana Moura apresentou lula recheada com migas de grelos e patê de ovas; Marlene Vieira, uma costela de vaca assada, tarte de cebola e aipo; e Sara Soares serviu um entremet de cenoura, caramelo de especiarias e mousse de amêndoa com sorbet de cenoura e óleo verde das suas folhas. 


A acompanhar o jantar esteve o pão de Elisabete Ferreira, que conquistou recentemente o prémio de Melhor Padeira do Mundo.


Quem foram os nomeados? 

Os restaurantes nomeados para os TheFork Awards 2024 estão distribuídos por várias regiões, de norte a sul do país:


Lisboa: À Costa by Olivier; Alzur; Aurea; Bar Alimentar; Canalha; Ciclo; Laranja Tigre; Le Bleu by Chef Kiko; Magokoro Ramen; Parra Wine Bistro; Petiscaria da Esquina; Ryoshi; Sugoi; SULT – Cascais; Touta e Yoso – Omakase


Porto: Babel; Éter; Lura – Baião; Nem Carne Nem Peixe; Oculto – Vila do Conde; Pata Gorda


Aveiro: Prosa  


Santarém: Deselegante e Rural 150  


Faro: Austa – Almancil; Authentic – Almancil; Checkout – Faro e Há Pátria – Faro


Leiria: Terruja – Alvados  


Évora: Taberna Sal Grosso 


Prémio Carreira 

A cerimónia arrancou às 21 horas, com Almir Bikovich, CEO da plataforma TheFork, que tentou dar as boas-vindas em português. No entanto, depressa voltou ao inglês para reforçar a grandeza da indústria da restauração e a importância de galas como esta para “enaltecer o bom que se faz na área”. Uma vez que junta “o reconhecimento profissional e da comunidade, bem como do público”. 


O Prémio Carreira foi entregue a Maria Alice Marto, do restaurante Tia Alice, que se destacou por ser a primeira mulher a receber uma estrela Michelin. O prémio TheFork foi recebido pelos filhos, Nuno e Duarte Clemente. 


Sérgio Sequeira, country manager da TheFork, aproveitou para recordar que tudo começou, em 2012, quando a equipa fundadora se lançou como uma start up de reserva de restaurantes. Na altura, com o nome de Best Table.  


Em 2015, após a compra pelo Trip Advisor, migraram os 800 espaços da base da dados para a nova plataforma, e assim nasceu o TheFork. Hoje em dia, este serviço reúne mais de 3.600 restaurantes e apresenta agora um evento que quer “detectar a qualidade dos projectos que arrancaram recentemente”. 


Categorias especiais 

Antes de serem revelados os 10 restaurantes vencedores, houve lugar à atribuição de prémios para quatro categorias em destaque. De entre os 31 nomeados, o comité de júri, composto por Ana Moura, André Cruz, António Galapito, Filipe Carvalho, Gonçalo Costa, João Oliveira, João Rodrigues e Lucas Azevedo, seleccionou o restaurante que melhor representa cada categoria.


Mundo RuralTaberna Lura, em Baião

Cozinha SustentávelRestaurante Ciclo

Cozinha Contemporânea – Restaurante Ryoshi

Media Choice AwardRestaurante Bar Alimentar (escolhido pelos jornalistas Cláudia Lima Carvalho [Time Out], Edgardo Pacheco [Público] e Ricardo Dias Felner.


Os 10 melhores restaurantes


Créditos da Notícia: NiT


51 visualizações
bottom of page