top of page

Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira entre 7 e 10 de Setembro

A Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira, entre 7 e 10 de Setembro, no ano em que se comemora o 10º aniversário da inscrição dos 7 países da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, na qual se inclui Portugal e cuja comunidade representativa é Tavira.

A Dieta Mediterrânica é património vivo de todo o país em sintonia com as Convenções da UNESCO e com relevância crescente nacional e internacional. É investigada e estudada pelas diversas ciências, sendo um legado das civilizações que originaram a nossa identidade cultural, língua e formas de viver, produzir e se alimentar, essenciais à valorização e ao fortalecimento das economias regionais.


A Dieta Mediterrânica é, na actualidade, um dos mais relevantes contributos para a preservação ambiental e prevenção das alterações climáticas, modelo de agricultura sustentável e de alimentação saudável.


O programa desta Feira reflecte o trabalho de parceria alargada que tem vindo a ser desenvolvido, ao longo de oito edições, e que inclui feira institucional com presença de outros países, instituições nacionais e regionais, de patrimónios imateriais classificados pela UNESCO, expositores de artesanato e produtos tradicionais, mostras botânicas e de sementes, restauração, provas e petiscos, música mediterrânica com concertos ao vivo da Argélia, França, Espanha, Marrocos e Itália. Além da música portuguesa, o programa inclui danças tradicionais e outras artes performativas, exposições, visitas ao património natural, seminários e muitas outras actividades.


Viajar pelos sabores mediterrânicos será possível na Praça da Convivialidade e nos 18 restaurantes do concelho que prepararam menús mediterrânicos.


A Feira contará, ainda, com a presença de várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como os Caretos de Podence, o Fado, o Cante Alentejano, o Teatro Dom Roberto,…


O programa dedicado ao público infanto-juvenil conta com espetáculos educativos, jogos tradicionais e oficinas ambientais.

Venha descobrir e experimentar o que Tavira e a Dieta Mediterrânica tem para lhe oferecer.


Bem-vindo à Feira da Dieta Mediterrânica!


PROGRAMA, consulte AQUI


Restaurantes Aderentes, consulte AQUI


Créditos do Artigo: Rede Rural Nacional


23 visualizações

留言


bottom of page