O Festival da Cereja em Proença-a-Nova arranca a 22 de Maio nos 20 restaurantes do concelho que participam nesta iniciativa. Ao contrário das edições anteriores deste festival, tendo em conta a situação de pandemia, a aposta do Município concentrou-se no apoio ao sector da restauração e, ao mesmo tempo, aos produtores de cereja, valorizando de igual forma a gastronomia do concelho.
Por cada refeição que se realizar num dos restaurantes aderentes durante o festival, que decorre todos os fins-de-semana, de 22 de Maio a 6 de Junho, o cliente receberá uma porção de cerejas para degustar (oferta limitada ao stock existente) com a lista de produtores do concelho para quem quiser adquirir cerejas.
Recorde-se que o tradicional Festival da Cereja já realizava em Montes da Senhora desde 2011, assumindo-se como um importante certame para dar a conhecer os produtores locais deste fruto, numa zona do concelho que devido às condições climatéricas propicia o seu amadurecimento precoce.
Aposta no artesanato
Paralelamente à venda de cereja e limão dos produtores do concelho, a aposta no artesanato, na animação, nas actividades desportivas e ateliers gastronómicos faziam parte do programa deste festival gastronómico que atraía centenas de pessoas todos os anos, o que fazia quase sempre esgotar o stock de produção, salienta a autarquia.
Este ano de 2021, o Festival da Cereja realizar-se-á de forma diferente, mas com a mesma expectativa de sucesso. Consulte a lista dos restaurantes aderentes no site do Município de Proença-a-Nova, aqui.
No ano em que se assinala o “Ano Municipal dos Sabores Tradicionais”, o Município apela, mais uma vez, à partilha de todos de receitas tradicionais no âmbito da elaboração da Carta Gastronómica do concelho. No âmbito da temática deste festival gastronómico, e para quem tiver interesse em reaproveitar o fruto, está disponível para consulta na Biblioteca Municipal, uma colecção de receitas doces e salgadas tendo como base a cereja.
Créditos da Notícia: Agricultura e Mar Actual