Tome nota da agenda para esta Terça-feira, 25 de Fevereiro.
O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é, hoje, palco da segunda gala Michelin exclusivamente portuguesa, em que serão conhecidos os restaurantes nacionais distinguidos com estrelas em 2025.
Depois do Algarve, o Porto acolhe a cerimónia em que serão anunciadas as novas referências da gastronomia portuguesa e esperadas centenas de convidados.
Portugal chega a esta cerimónia com 39 restaurantes com estrelas Michelin, três restaurantes dos quais na Madeira (incluindo o duplamente premiado Il Gallo d’Oro).
Ainda assim, o país nunca teve uma classificação máxima de três estrelas (”uma cozinha única, justifica a viagem”).
Além das estrelas Michelin, serão entregues as estrelas verdes, que distinguem os estabelecimentos comprometidos com a gastronomia sustentável, assim como o "Bib Gourmand" e os prémios especiais da selecção de Portugal 2025.
Depois da entrega dos prémios seguir-se-á um jantar, coordenado pelos Chefs Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, Matosinhos, duas estrelas), Vítor Matos (Antiqvvm, Porto, duas estrelas) e Ricardo Costa (The Yeatman, Vila Nova de Gaia, duas estrelas).
O jantar será também confeccionado por cinco 'chefs' distinguidos com uma estrela Michelin: António Loureiro (A Cozinha, Guimarães), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto), Óscar Geadas (G Pousada, Bragança), Julien Montbabut (Le Monument, Porto), Pedro Lemos (Pedro Lemos, Porto) e Arnaldo Azevedo (Vila Foz, Porto).
"Uma equipa de maestros que reinventam as tradições locais, redefinem tendências com técnicas inovadoras e enaltecem o valor dos produtos da região", assinala o guia.
A cerimónia contará ainda com a actuação do grupo Expresso Transatlântico, composto pelo trio Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos.
O Gala do Guia Michelin está marcada para as 18h30. Pode assistir ao evento aqui:
Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes. Portugal entrou no roteiro em 1910.
Créditos da Notícia: Diário de Notícias