Hotelaria e Restauração contra novas regras do "lay-off" simplificado | in "Renascença"

Em causa está a obrigatoriedade de abertura dos estabelecimentos no prazo de oito dias, após 18 de Maio.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares (AHRESP) exige que as novas regras aplicáveis ao "lay-off" não incidam sobre sectores que, por decisão do Governo, só podem reabrir parcialmente.

Em causa está o Decreto-Lei nº 20/2020, de 1 de Maio, que faz depender o acesso ao "lay-off" simplificado da retoma da actividade num prazo de oito dias, uma vez terminadas as restrições impostas pelo Governo. Estão abrangidos os estabelecimentos de restauração, cafés e pastelarias que terão de abrir num prazo de uma semana a partir do dia 18 de Maio, sob pena do cancelamento da manutenção do regime de "lay-off" simplificado.


Em comunicado, a AHRESP considera que esta medida não deve ter aplicação em sectores que só podem reabrir parcialmente, por decisão do Governo, e defende um regime específico de "lay-off" para todos os estabelecimentos.


O decreto-lei estabelece ainda que o incentivo financeiro para apoio à normalização da actividade da empresa, que corresponde a 635 euros por trabalhador, “é regulamentado por portaria do membro do Governo responsável pela área do Trabalho, designadamente no que respeita aos procedimentos, condições e termos de acesso”.


Fica também definido que, ao contrário do "lay-off" previsto no Código do Trabalho, as empresas em regime de "lay-off" simplificado podem renovar contratos de trabalho.


O número de empresas que pediram para aderir ao 'lay-off' simplificado atingiu esta Segunda-feira os 102.489, correspondente a um universo potencial de 1.258.938, segundo dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que apresenta estatísticas desde 31 de Março.


Créditos da Notícia: Renascença


#desconfinamento #covid19 #restaurantes #restauração #canalhoreca #turismo #cafés #pastelarias

16 visualizações
Azeite de Trufa Branca

AZEITE

DE TRUFA BRANCA

Bagas de Zimbro

BAGAS 

DE ZIMBRO

Caril, Curry, Especiarias, Spices

CARIL

(AMARELO/VERDE/VERMELHO)

Seitan

SEITAN

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

lima com pimenta

LET'S

TALK

ABOUT

FOOD

FALE CONNOSCO

COM VONTADE DE...

... DAR UM SALTO AO NOSSO Blog ?

Lima com Pimenta

Fruit & Veg Company

contacto@limacompimenta.com

964 163 956 | 969 981 253

Algarve | Portugal

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2020 por Lima com Pimenta®