top of page

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Mesa Marcada | in "evasões"

  • Foto do escritor: Lima com Pimenta
    Lima com Pimenta
  • 23 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Nesta 11.ª edição dos prémios atribuídos pelo blogue de gastronomia Mesa Marcada, da autoria de Duarte Calvão e Miguel Pires, houve duas novas distinções: o Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano, arrecadado por André Figuinha, do Feitoria; e o Prémio Especial Serviço de Sala do Ano, atribuído ao Fifty Seconds.

chef, gastronomia, alta cozinha, michelin
O "Feitoria" (restaurante de autor localizado no Altis Belém Hotel & SPA) conquistou a sua primeira estrela Michelin em 2011 e tem-na vindo a renovar sucessivamente. João Rodrigues é desde 2013 o Chefe Executivo do Altis Belém Hotel & Spa. Em 2015 foi distinguido como "Chef d’Avenir" – "Chefe do Futuro" pela Academia Internacional de Gastronomia.

Aquele restaurante, com assinatura de Martín Berasategui, também esteve em destaque na cerimónia, ao conquistar três prémios especiais. Um deles foi o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, por ter subido 24 posições, até ao quinto lugar da lista, em relação ao ano anterior; o outro foi o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano, para Filipe Carvalho, chefe executivo do Fifty Seconds.


Na lista dos dez Chefes Preferidos, a seguir a João Rodrigues, do Feitoria, surgem José Avillez, do Belcanto, em Lisboa; e Hans Neuner, do Ocean, perto de Armação de Pêra, no Algarve. Já na categoria de Restaurantes Preferidos aqueles restaurantes trocam de posição: no pódio está, de novo, o Feitoria, seguido pelo Ocean e pelo Belcanto. O Porto está representado, em sétimo lugar, pelo Euskalduna Studio, de Vasco Coelho Santos (sexto na lista dos Chefes). Na décima posição ficou o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, e, na 11.ª, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira.


Por outro lado, o restaurante O Frade, em Lisboa, venceu o Prémio Especial César Castro “Mesa Diária”, ao ser eleito, pelos votantes, o “restaurante favorito de preço moderado que frequentam regularmente ou que recomendariam a um amigo”. E o restaurante Essencial, em Lisboa, um projeto de André Lança Cordeiro, conquistou o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano, que distingue o restaurante com melhor classificação inaugurado em 2019.


O Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano, por seu turno, foi entregue à Bísaro – Salsicharia Tradicional, dos irmãos Alberto António Fernandes, Alexandrina Isabel Afonso Fernandes e Alberto João Afonso Fernandes. A sua empresa, instalada em Gimonde, Bragança, no Parque Natural de Montesinho, é especializada em presuntos, enchidos e demais produtos de porco da raça autóctone bísaro.


Por fim, o Prémio Especial Cutipol Carreira foi para Joachim Koerper, pelo trabalho desenvolvido, no restaurante Eleven, ao longo dos últimos 15 anos; enquanto o Prémio Especial Delta Chefe de Pastelaria do Ano seguiu para Diogo Lopes, do Ritz Four Seasons Lisboa.


À cerimónia assistiram mais de 350 pessoas, entre elas, chefs, gastrónomos, enólogos, sommeliers, proprietários de restaurantes e profissionais da hotelaria.

A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.


Créditos da Notícia: evasões


bottom of page