Os restaurantes de Portugal têm o quinto menú mais em conta entre os estrelados de topo da Michelin, diz a revista Chef’s Pencil. Na Europa só ficam atrás da Irlanda.
Quem procura uma experiência gastronómica num restaurante com duas ou três estrelas Michelin, encontra em Portugal o quinto menú mais acessível do mundo. É o que revela um ranking elaborado pela revista especializada Chef’s Pencil.
Para cozinhar a lista, analisou o menú de 450 restaurantes do último guia Michelin e usou como base o menú de degustação de topo (com oito a doze pratos). Em média, o menú custa 252 dólares nos restaurantes com duas estrelas, mas escala para os 357 dólares nos de três.
Com um preço médio de 217 dólares (185 euros), Portugal oferece o quinto menú mais barato do mundo, a seguir a Taiwan e à Coreia do Sul (ambos com 213 dólares), à Irlanda (212) e à Tailândia (173 dólares), figurando como o segundo mais em conta da Europa se cingirmos o ranking ao velho continente.
Em sentido inverso, Dinamarca (404 dólares), Singapura (364 dólares) e Suécia (327 dólares) ocupam o pódio dos restaurantes com duas ou três estrelas Michelin com o menu de degustação mais caro. Portugal conta actualmente com sete restaurantes com duas estrelas, não dispondo de nenhum espaço com três.
Créditos da Notícia: Jornal de Negócios
Comments