top of page

Jardim público de Évora recebe piquenique para apresentação da estratégia “Do Prado ao Prato”

Na próxima Segunda-feira, 20 de Setembro, a partir das 15h00 na mata do jardim público de Évora, o Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral promove um piquenique para apresentação da estratégia “Do Prado ao Prato” criada pela Comissão Europeia no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

Para esta iniciativa, o Europe Direct Alentejo Central e Litoral convidou outras três organizações a estarem presentes, concretamente: o Fórum para a Economia Circular do Alentejo, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Associação In Loco, para partilhar o projeto Territorial MeD - Salvaguarda da Dieta Mediterrânica através da diferenciação territorial, e a Associação Círculo Primaveril, para dar a conhecer a sua mais recente iniciativa de promoção de economia circular junto dos restaurantes.


«A estratégia “do Prado ao Prato” está inserida no Pacto Ecológico Europeu e surge para promover um sistema alimentar mais justo, saudável e amigo do ambiente. Com objetivos e metas ambiciosas, pretende promover a mudança junto de agricultores, pescadores e aquicultores, reduzindo o impacto climático e promovendo a inovação nestes sectores, tão fundamentais na economia portuguesa», refere Alexandra Correia, Coordenadora do Europe Direct Alentejo Central e Litoral.


O sistema alimentar da União Europeia (EU) garante alimentos frescos e seguros a todos os 400 milhões de europeus. No entanto, o sector agroalimentar tem um impacto considerável no ambiente ao representar cerca de um terço das emissões mundiais de gases com efeito de estufa. O actual modelo alimentar tem também um efeito prejudicial na saúde das pessoas, resultando no excesso de peso de mais de 50% dos adultos na Europa.


Segundo o comunicado enviado à nossa redacção, através desta iniciativa, o Europe Direct Alentejo Central e Litoral, pretende sensibilizar toda a população para a necessidade de mudança de paradigma através do consumo - por exemplo – de mais produtos locais aproveitando as mais valias da dieta mediterrânica para iniciar assim diminuir a pegada ecológica dos alimentos e adotar um estilo de vida saudável.


O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral é um organismo de informação europeia acolhido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo desde 2013, que disponibiliza informação direta para autarquias e órgãos de decisão local e regional e, desde a sua criação contribuiu para a promoção da cidadania europeia no ensino, desde o ensino básico até ao ensino universitário.

Para saber mais sobre a estratégia “Do prado ao prato” consulte:


Todos os interessados que pretendam participar poderão inscrever-se através de https://bit.ly/395LeSd.


A inscrição é gratuita, mas obrigatória.


Créditos da Notícia: Rádio Campanário


Comments


bottom of page