top of page

Joana Barrios, a Tia Cátia e o Chef Kiko num Sunset Zero Desperdício em Lisboa

Para assinalar o Dia Internacional para a Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, o Movimento Unidos contra o Desperdício celebra a 29 de Setembro, o seu terceiro aniversário. Um evento em Lisboa repleto de conversas e cozinha da Tia Cátia, Joana Barrios e do chef Kiko para combater o desperdício.

banco alimentar contra a fome do algarve

O evento Sunset Zero Desperdício arranca com uma conferência às 16h00 na Gare Marítima de Alcântara, iniciativa gratuita e aberta a todos, mediante inscrição prévia através da página do Movimento Unidos contra o Desperdício.


É na segunda parte do evento, a partir das 18h45, que o Movimento desafia os portugueses que se queiram associar para um Sunset Zero Desperdício que contará com a cozinha ao vivo da Tia Cátia, Joana Barrios e do chef Kiko, ofertas e passatempos dos vários parceiros e boa música ao som de DJs portugueses.


Sobre a conferência, para a qual as inscrições são possíveis, condicionadas à capacidade da sala, os temas a debater são os seguintes: “Portugal: Terra de Oportunidades ou Desperdícios” (16h00); seguida de uma conversa com a pergunta “Quem semeia boas ideias colhe soluções?” (16h45).


Às 17h45, sobem ao palco caras conhecidas do público que protagonizam este ano a campanha de sensibilização dos portugueses que será publicamente lançada nesse dia. Sob o mote “Unidos, damos uma tampa ao desperdício”, os actores Sara Prata e Pedro Teixeira e o piloto António Félix da Costa conversam com o Chef Kiko sobre como podemos todos contribuir para um mundo mais sustentável, com menos desperdício.


A encerrar a terceira Conferência Anual do Movimento Unidos Contra o Desperdício estará o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


As perdas e o desperdício alimentares são um problema global e a sua prevenção começa na consciencialização, educação e hábitos familiares. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na União Europeia são desperdiçadas cerca de 87,6 milhões de toneladas de alimentos por ano.


O Movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu em 2020, fruto da vontade de chamar a atenção para os preocupantes números do desperdício alimentar em Portugal e encontrar soluções para o minorar, contando com mais de 310 empresas/entidades e 3.000 particulares aderentes.


Créditos do Artigo: J.M.A.


17 visualizações

Comentarios


bottom of page