Les Grandes Tables du Monde”: Há um novo restaurante português nesta lista exclusiva | in "Expresso"

Atualizado: Fev 23

São agora dois os restaurantes nacionais que fazem parte da selecção restrita deste guia editado por uma associação internacional de restaurateurs. Apenas 179 espaços de 23 países fazem parte da lista.

O nome do guia "Les Grandes Tables du Monde" traduz-se para “As Grandes Mesas do Mundo” e o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc Resort & Spa, liderado pelo chef Hans Neuner, é a única novidade portuguesa nesta exclusiva lista. O guia de 2021, elaborado pela associação “Les Grandes Tables du Monde”, fundada em 1954 por um grupo de restaurateurs parisienses, foi agora divulgado. Com a selecção do Ocean, Portugal passa a ter dois restaurantes neste guia, uma vez que nesta criteriosa lista já constava no último ano o também algarvio Vila Joya, integrado no hotel com o mesmo nome e que conta com Dieter Koschina como chef executivo. A novidade representada pelo restaurante Ocean tem ainda maior importância quando a edição 2021 do guia "Les Grandes Tables du Monde" apenas incluir seis novos espaços gastronómicos, em comporativo com a última publicação.


No novo guia “Les Grandes Tables du Monde” refere-se que o restaurante Ocean, “criado há 13 anos e localizado no Vila Vita Parc Resort & Spa, oferece uma espectacular vista do Atlântico e a combinação perfeita de comida sublime, serviço perfeito e uma atmosfera de elegância casual, com a autêntica gastronomia portuguesa no coração”. Pode ainda ler-se que “depois da transformação integral do espaço, o restaurante reabriu as suas portas na primavera de 2017. Uma fila de cristais de Murano define a entrada, guiando os clientes para uma sala onde uma palete de cores naturais evoca o azul profundo do mar, do céu e das areias douradas do Algarve”.


Na mesma edição, sobre o Vila Joya, escreve-se “empoleirado num penhasco sobranceiro ao Oceano Atlântico, o Vila Joya, com a sua atmosfera elegante e intimista, oferece um menu de degustação que muda diariamente para almoços e jantares. Os menus, criados pelo chef Dieter Koschina, que lidera a cozinha há 30 anos e que ganha duas estrelas Michelin consecutivamente desde 1999, inclui apenas os melhores e mais frescos ingredientes, assegurando que cada prato é uma obra de arte, sabor e amor”.


O restaurante de fine dining do Vila Vita Parc Resort & Spa (Rua de Anneliese Pohl, Alporchinhos. Tel. 282310200) foi premiado com um Garfo de Platina na edição de 2020 do guia Boa Cama Boa Mesa e tem duas estrelas Michelin. Já o Vila Joya (Estrada da Galé, Albufeira. Tel. 289591795) ostenta um Garfo de Ouro atribuído pelo guia Boa Cama Boa Mesa em 2020 e, este ano, revalidou as duas estrelas Michelin.


A associação que edita o guia Les Grandes Tables du Monde foi criada em 1954 com o nome “Traditions et Qualité” por seis restaurateurs de igual número de restaurantes parisienses. O primeiro guia foi lançado em 1956 e incluía apenas 19 espaços gastronómicos, em Paris e nos arredores. Em 1990 muda de nome para assumir a designação de “Les Grandes Tables du Monde” e na última edição, de 2018, incluia 174 restaurantes na seletiva lista do guia, 15 regiões francesas, 13 países europeus e 12 países nos restantes continentes. Este ano são 179, de 23 países espalhados pelo mundo.


Créditos da Notícia: Expresso


#finedining #restaurantes #lesgrandestablesdumonde #oceanrestaurante #vilavitaparc #vilajoya