Alguns perceberam logo a mensagem, outros nem por isso, mas nenhum dos passageiros que ontem chegou ao Aeroporto de Faro e viu seis malas transparentes cheias de água a circular no tapete de bagagens terá ficado indiferente a esta acção da campanha Save Water, que pretende sensibilizar os turistas para um consumo mais responsável deste precioso recurso.
A acção desta Terça-feira, onde marcou presença Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, foi um momento simbólico, que remete para uma campanha bem mais vasta e multiplaformas que vai decorrer até ao final do ano.
A campanha a apelar à poupança de água assenta em mensagens nos meios digitais e nos principais mercados emissores de turistas para o Algarve, mas também em outdoors e cartazes na região, um dos quais dentro do próprio Aeroporto de Faro, na zona das chegadas, num local de passagem obrigatória para quem ali aterra.
A campanha Save Water visa «alertar os turistas para a importância de adoptarem boas práticas de uso da água» e convida-os a «usufruírem das suas férias de uma forma mais sustentável, contribuindo para uma protecção efetiva dos recursos através de uma atitude consciente e responsável».
Lídia Monteiro, vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, lembrou hoje em Faro que «a promoção de Portugal como um destino sustentável é fundamental e a campanha Save Water reflecte esse compromisso. Através de ações de sensibilização junto dos turistas, como a de hoje, estamos a destacar a importância da preocupação ambiental e a envolver os visitantes na proteção dos nossos recursos hídricos. A meta é transformar cada turista num agente activo e positivo na utilização eficiente da água, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos».
O secretário de Estado do Turismo destacou, por seu lado, que «a protecção dos recursos naturais como a água é um desafio que tem de ser partilhado pelas empresas, entidades públicas e pelas pessoas, residentes e turistas. Nesta medida, o Governo colocou a água como prioridade nas políticas de sustentabilidade nacionais, em particular, no Algarve. O turismo dá o exemplo de mobilização e de compromisso, com ações concretas de mudança de comportamentos e de transformação do tecido empresarial».
Créditos da Notícia: Sul Informação
Comments