top of page

Município de Aguiar da Beira promove Roteiro Gastronómico do Míscaro em Novembro

O Município de Aguiar da Beira vai organizar pela primeira vez o Roteiro Gastronómico do Míscaro. Este evento decorre essencialmente nos restaurantes aderentes, todos os fins-de-semana do mês de Novembro.

miscaros, festival, Aguiar da beira, cogumelos selvagens, edible mushrooms

No decorrer destes dias, poderá degustar nos restaurantes aderentes as melhores iguarias confecionadas com o rei desta época, o Míscaro Amarelo (Tricholoma equestre).


Nesta estreia com o Roteiro Gastronómico do Míscaro pretende-se levar ao Concelho de Aguiar da Beira um dinamismo diferente – impulsionar e promover a gastronomia local – contribuindo para o desenvolvimento social, económico e cultural do Concelho. Também é pretensão valorizar o património imaterial, demonstrando os saberes e sabores que se guardam na nossa região e que passam de geração em geração, trazendo cada vez mais novidades, sempre com o toque e o gosto que foi deixado por quem ensinou. Este Roteiro Gastronómico é organizado, tendo por base a cooperação de vários agentes económicos do Concelho que podem assim, em conjunto, demonstrar o que de melhor se produz, apresentando um resultado final e uma qualidade de excelência.


Com esta organização, promovem-se, de igual forma os restaurantes e os locais onde os mesmos se situam. Os participantes têm a oportunidade de estar presentes no Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação que tem lugar nos dias 4, 5 na Quinta das Lameiras, Freguesia de Pinheiro e no dia 6 na Freguesia de Carapito, tendo a possibilidade de participar na prova do JWOC TOUR. Outras actividades estão previstas no âmbito deste Roteiro, como o Passeio Micológico e Caminhada do Míscaro e podem também usufruir de um magusto comunitário, organizado pelo Município.


De forma a dar mais visibilidade a este Roteiro, o Município de Aguiar da Beira convida a visualizar no site do Município os restaurantes aderentes e atividades realizadas no âmbito deste evento. Da mesma forma, podem optar por recolher informação e visitar livremente o vasto Património do Concelho de Aguiar da Beira que vai desde as magníficas paisagens aos mais esplendorosos Monumentos.


Lista de restaurantes aderentes:

Beira Lapa; Beira Serra; Cabicanca; Café Paraíso; Caldeirinha; Panifex – O Padeiro; O Tenreiro; Pizzaria Nascer do Sol; Pizzaria de Santo Estevão; Quinta de Santo Estevão; Terreiro de Santa Cruz; Terma’s Park.


Créditos da Notícia: Gazeta Rural


2 visualizações

Comments


bottom of page