top of page

Novo restaurante Mercado da Vila, nos Açores, une 4 chefs e outros tantos conceitos de cozinha

Atualizado: 6 de jan. de 2023

O antigo Mercado do Peixe em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, foi transformado num restaurante. No novo espaço é possível fazer uma viagem gastronómica à boleia das cozinhas italiana, de autor, oriental e regional açoriana. Pela primeira vez, dois chefs com estrela Michelin juntam-se a este projecto nos Açores.

Quatro chefs, quatro visões, quatro cozinhas distintas unidas e harmonizadas num único espaço de restauração, é o conceito do novo restaurante em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel. O Mercado da Vila abriu portas recentemente e conta com a colaboração dos chefs Paulo Morais, Rui Paula com restaurantes estrelados, Donária Pacheco e Roberto Mezzapelle.


“Este é um espaço que senta o mundo à mesa. Um lugar onde a viagem gastronómica começa em Vila Franca do Campo, mas que visita mais do que um continente. Desafiamos quem nos visita a desfrutar das quatro experiências que proporcionamos, experimentando entradas, pratos e sobremesas de cozinhas distintas”, refere Rúben Pacheco Correia, promotor do projecto.


Com uma cozinha diversa, sob escrutínio de chefs internacionais, da cozinha italiana, assinada pelo chef siciliano Roberto Mezzapelle, à cozinha de autor do chef Rui Paula, viajando pela visão do chef Paulo Morais, um dos maiores especialistas portugueses em cozinha oriental, muito direccionado ao sushi e à valorização do peixe fresco, característico deste espaço no passado, terminando no ponto de partida, com a cozinha regional açoriana, pelas mãos da experiente chef açoriana Donária Pacheco.

“Fizemos uma grande aposta nos produtos locais. Valorizamos sobretudo os produtos das nossas ilhas, de tradição e com uma qualidade ímpar, como contributo para o desenvolvimento económico, turístico local e regional”, afirma Rúben Pacheco Correia. “Este é um espaço democrático, pensado para todos e adequado a todos os públicos”, acrescenta.


O Mercado da Vila criou 24 postos de trabalho e pretende vir a recrutar mais pessoas da região. A maioria dos recursos são dos Açores e alguns do continente. “Fizemos por preparar a nossa equipa da melhor forma. Durante duas semanas os colaboradores estiveram em formação em restaurantes do continente”, diz Rúben Pacheco Correia.


O espaço tem lotação para cem pessoas e inclui um bar de nove metros onde é possível fazer refeições, no balcão, com cerca de sete lugares.


A decoração do Mercado da Vila faz alusão às quatro cozinhas, com elementos que identificam cada uma.


Créditos da Notícia: J.M.A.


7 visualizações

Comments


bottom of page