top of page

O Näperõn, em Odeceixe, foi eleito o melhor restaurante do ano

Além do restaurante de Odeceixe, os Chefs Paulo Morais e Ana Moura também foram vencedores nos prémios Os Melhores do Ano 2022, que a Revista de Vinhos entregou esta Sexta-feira. Veja a lista completa de distinguidos.

revista de vinhos, gastronomia, vinhos, portugal, 2022, chefs

Aberto desde 2020 no topo da vila de Odeceixe, pelas mãos do Chef Hugo Nascimento, o Näperõn foi agora eleito o Restaurante do Ano 2022 pela Revista de Vinhos, que anunciou na noite desta Sexta-feira os vencedores dos prémios Os Melhores do Ano 2022, numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Nos galardões referentes à gastronomia, a Costa Vicentina teve razões a dobrar para celebrar, já que a Chef Ana Moura, do restaurante Lamelas, em Porto Covo, venceu na categoria de Chefe Revelação do Ano.


Paulo Morais, que ganhou recentemente a primeira estrela Michelin para o seu nipónico Kanazawa, em Algés, também saiu vencedor dos prémios, vencendo na categoria Chefe de Cozinha do Ano. O também japonês Kabuki [outra das novas entradas no Guia Michelin 2023], em Lisboa, ganhou na categoria de Melhor Serviço de Vinhos. Ainda na comida, a Guarda levou o título de Destino Gastronómico do Ano e o prémio Produtor Artesanal do Ano foi para a Sociedade Pescas Pelágicas, guardiã da tradicional muxama algarvia, o chamado “presunto do mar”.


Com 25 anos de percurso profissional, em especial ligado às regiões vínicas do Douro, Trás-os-Montes e Vinhos Verdes, Rui Cunha foi eleito o Enólogo do Ano 2022, enquanto Luís Pedro Cândido da Silva, a trabalhar na Niepoort e no projecto familiar Quinta da Carolina, é o Enólogo Revelação do Ano 2022.


Pedro Silva Reis, presidente da Real Companhia Velha, foi eleito Personalidade do Ano no Vinho, numa altura em que este assinala quatro décadas de carreira. Já Rui Sanches, do grupo Plateform [que soma 149 restaurantes] foi distinguido como Personalidade do Ano na Gastronomia na cerimónia organizada pela publicação especializada, que já soma mais três décadas nas bancas. Veja aqui o leque completo de vencedores:


PRÉMIO HOMENAGEM

Domingos Alves de Sousa, produtor vinho DOC Douro e Porto

Peter Bright, enólogo e produtor de vinhos Terras d´Alter (Alentejo)


PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO

Pedro Silva Reis (presidente Real Companhia Velha)


VINHO DO ANO

Vinha Negrosa 2019 (tinto, Textura Wines, Dão)


PRODUTOR DO ANO

Susana Esteban (produtora e enóloga no Alentejo)


PRODUTOR DE VINHOS FORTIFICADOS DO ANO

Blandy´s (Madeira Wine Company, Vinho Madeira)


PRODUTOR REVELAÇÃO DO ANO


EMPRESA DO ANO


MARCA DO ANO


ENÓLOGO DO ANO


ENÓLOGO REVELAÇÃO DO ANO


SOMMELIER DO ANO

Carlos Monteiro


LOJA/GARRAFEIRA DO ANO


ENOTURISMO DO ANO


INOVAÇÃO/INVESTIGAÇÃO DO ANO


DISTRIBUIDOR DO ANO


PERSONALIDADE DO ANO NO BRASIL


PERSONALIDADE DO ANO NA GASTRONOMIA


RESTAURANTE DO ANO


SERVIÇOS DE VINHOS DO ANO


CHEFE DE COZINHA DO ANO


CHEFE DE REVELAÇÃO DO ANO


PRODUTOR ARTESANAL DO ANO


DESTINO GASTRONÓMICO DO ANO


Créditos da Notícia: Evasões


33 visualizações

Comments


bottom of page