Iniciativa coordenada pelo Museu Municipal de Tavira envolve pessoas, associações e outras entidades de Cachopo.
Passeios, oficinas, demonstrações culinárias e conversas prenchem o programa d’“Os Dias Abertos de Cachopo”, que vão decorrer nesta aldeia do interior serrano do concelho de Tavira de Março até Junho.
O arranque da iniciativa ocorre nos dias 18 e 19 deste mês. Assim, no dia 18 de Março, no monte do Graínho, tem lugar o passeio e oficina “Biodiversidade Agrícola – património e paisagens” com a Associação Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais.
No dia 19, o monte da Mealha recebe uma demonstração culinária “Biodiversidade Agrícola – comidas antigas e inovação”, pela Chef Margarida Vargues, assim como uma conversa promovida pela Associação Colher para Semear.
O mote do encontro é o “tomate de Inverno” também conhecido como “tomate de pendura” ou “tomate de guarda”. À semelhança de outros alimentos, o tomate, depois de apanhado, é guardado e conservado para durar até à próxima colheita. O frio da serra, no Inverno, retira-lhe cor e acentua o sabor.
Margarida Vargues mostrará as possibilidades culinárias deste tipo de tomate e de outros produtos da época – como cozinhar em família e com as crianças e como estes produtos são preparados noutras áreas da cultura mediterrânica.
As actividades gratuitas terão a duração máxima de sete horas, estando a partida de Tavira prevista para as 09h30. As acções têm um número limitado de pessoas e o transporte é da responsabilidade da autarquia.
Todos os interessados deverão inscrever-se, até dia 15 de Março, clicando aqui (“Biodiversidade Agrícola – património e paisagens”) ou aqui (“Biodiversidade Agrícola – comidas antigas e inovação”).
“Os Dias Abertos de Cachopo” abordam temas como a biodiversidade, a paisagem, a geodiversidade, o património artístico religioso, a história da produção cerealífera, a alimentação e gastronomia, a arquitectura vernacular e os usos de materiais de construção, possibilitando a investigação à participação dos cidadãos assim como a partilha de conhecimentos por parte da comunidade.
O trabalho, coordenado pelo Museu Municipal de Tavira, visa a protecção e salvaguarda do património cultural e natural (uma das metas do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável “Cidades e Comunidades Resilientes” da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável). Neste inclui-se a relação entre património imaterial e sustentabilidade, centrada na Dieta Mediterrânica e valorizando, desta forma, os recursos territoriais e o conhecimento.
Este programa integra o projecto “Dieta Mediterrânica nos Territórios de Baixa Densidade”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ao abrigo do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.
Os interessados em explorar Cachopo durante o fim-de-semana, têm à disposição, para alojamento, os Centros de Descoberta do Mundo Rural, localizados nos montes da Feiteira, Casas Baixas e Mealha. Pode reservar clicando aqui.
O programa d’“Os Dias Abertos de Cachopo” continua no dia 15 de Abril, com o passeio “A produção cerealífera em Cachopo: biodiversidade e sistemas de moagem” pela Associação Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, que será guiado por Carlos Faísca (historiador) e Custódio Campos (moleiro).
No início do século XX, com a redescoberta dos fundamentos da transmissão genética (as Leis de Mendel), existiu um esforço acrescido na obtenção de plantas agrícolas com determinadas características. Os cereais, base da alimentação humana até muito recentemente, tornaram-se mais produtivos, mas, em muitos casos, necessitando de um investimento significativo em diversos factores de produção.