Peggada: nova plataforma reúne restaurantes sustentáveis, dicas e lojas a granel | in "Evasões"

Restaurantes com uma cozinha sustentável, lojas de roupa em segunda mão, dicas para o dia-a-dia, mercearias a granel e eventos online estão reunidas na nova plataforma Peggada, focada numa crescente pegada verde em Lisboa.

Chama-se Peggada e é a nova plataforma online que pretende contribuir para uma comunidade mais sustentável e ecológica, reunindo sugestões de restaurantes que evitam o desperdício e praticam uma cozinha sazonal e local, lojas de venda a granel, lojas de roupa em segunda mão, hotéis com selo We Care e We Share, com preocupações e políticas sustentáveis, para além de reportagens, dicas úteis sobre esta temática para o dia-a-dia e uma agenda de eventos online, desde oficinas a masterclasses e conversas.


O projecto fundado por Marta Cerqueira, jornalista e ativista ambiental, à qual se juntaram Lígia Gomes e Hugo Nogueira na equipa, foca-se nesta primeira fase em sugestões com moradas em Lisboa, mas a ideia é alargar no futuro o seu directório ao restante território nacional.


O Peggada é direccionado não só para os que já praticam um estilo de vida amigo do ambiente, mas também para os que queiram dar os primeiros passos numa pegada mais verde. A plataforma online, que pode ser visitada aqui, foi uma das finalistas do Women4Climate, o programa da Startup Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa que juntou projectos de mulheres empreendedoras na área da sustentabilidade.


Na restauração, sugerem-se boas moradas como as do Attla, Sála, Pigmeu e Prado, nas lojas de roupa em segunda mão destacam-se casas como a Flamingos Vintage Kilo, Pop Closet e Outra Face da Lua e nos espaços de venda a granel há opções variadas, desde a histórica Manteigaria Silva à Maria Granel e Bago Mercearia Biológica. Quanto aos eventos online, para este sábado estão já planeados uma masterclass sobre como criar e gerir um projeto ecológico, uma oficina que ajudará a reparar pequenos eletrodomésticos e brinquedos e um webinar sobre a importância da inovação para um setor agroalimentar mais sustentável.


Créditos da Notícia: Evasões


#sustentabilidade #pegadaverde #pegadaecologica #ecologia #zerodesperdício #zerowaste #wecare #WeShare #sazonalidade