top of page

Prémios Mesa Marcada. Ocean e Vasco Coelho Santos são os melhores restaurante e chef de 2022

A gala que distingue os projectos e nomes mais influentes na gastronomia nacional está de regresso ao formato presencial. Os prémios incluem 15 categorias, votadas por um universo de 235 jurados.

Já há “preferidos do ano”. O restaurante Ocean, inserido no hotel Vila Vita Parc, no Algarve, e Vasco Coelho Santos, à frente do Euskalduna, no Porto, conquistaram os primeiros lugar nas categorias Top 10 Restaurantes Preferidos e Top 10 Chefes Preferidos, respectivamente, na 14.ª edição dos prémios Mesa Marcada, gala que distingue os melhores projectos e figuras do universo da gastronomia nacional. As duas distinções pertenciam há já seis anos consecutivos a João Rodrigues e ao Feitoria, no Altis Belém Hotel & Spa, projecto gastronómico do qual era responsável. Este chef passa agora a 4.º lugar no top dos chefs, com o Projecto Matéria.


Os novos vencedores nos primeiros lugares das duas principais categorias — que marcam também a descentralização da atribuição de prémios de Lisboa, nota a organização — são detentores de estrelas Michelin: o Ocean, do chef Hans Neuner, já arrecadou dois astros; o Euskalduna (que nesta gala foi distinguido também em segundo lugar na categoria Top 10 Restaurantes 2022) recebeu a primeira estrela na última cerimónia, em Novembro de 2022.

A gala decorreu esta Segunda-feira, 30 de Janeiro, na Gare Marítima de Alcântara, marcando o regresso ao formato presencial dos Prémios Mesa Marcada. É uma iniciativa do site com o mesmo nome, plataforma centrada na gastronomia portuguesa, fundada por Miguel Pires e Duarte Calvão.


Na categoria Top 10 Restaurantes 2022 seguiram-se, em terceiro lugar, o Prado, do chef António Galapito, e o Belcanto, de José Avillez, também em segundo lugar na categoria 10 Chefes de 2022. O projeto Ó Balcão, em Santarém, subiu cinco posições na classificação dos restaurantes, e fixou-se no 6.º lugar. A chef Marlene Vieira também integra a lista, em 7.º lugar, com o projecto Marlene,, subindo seis posições — arrecadando também o prémio Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano.


André Cruz, antigo sub-chefe do chef João Rodrigues, agora à frente do Feitoria, foi destacado com o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano, ao subir 194 posições, até ao 19º lugar.


De destacar é ainda a subida de 103 lugares do Seiva (da 117.ª posição passou à 14.ª), em Leça da Palmeira, que culminou com a conquista do Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano. O Velho Eurico, de Zé Paulo Rocha, que já tinha sido nomeado e vencedor noutras edições, voltou a conquistar o Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2022 (melhor restaurante para o dia-a-dia), para os quais estavam também nomeados os espaços Pica Pau, do chef Luís Gaspar, e Tati, wine bar de vinhos naturais de Romina Bertolini e Ramon Ibañez.


O novo galardão, Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano, foi atribuído ao festival Chefs on Fire, de Gonçalo Castel Branco. E Rui Sanches, do grupo Plateform, recebeu o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano. O serviço de sala do Belcanto, comandado por Luís Reis, venceu o Prémio Especial NX Store Serviço de Sala do Ano.


Os Prémios Mesa Marcada integram, actualmente, 15 categorias: Top 10 Restaurantes Preferidos*; Top 10 Chefes Preferidos e os prémios especiais: Mesa Diária; Cutipol Carreira; Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano; Studioneves de Sustentabilidade; Estrella Damm Destaque do Ano*; Sogrape Restaurante Novo do Ano; Makro Chefe Revelação do Ano; Chefe de Pastelaria do Ano; S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano; Serviço de Sala do Ano; Loja Gastronómica do Ano; Restaurante Clássico do Ano; Empresário de Restauração do Ano; e a novidade desta edição, o Prémio Especial Evento Gastronómico. As novas categorias têm surgido de edição para edição de forma a divulgar outros nomes, assim como profissões e actividades de um espectro mais ala