top of page

Produção de abacate vai gerar 40 milhões de receita anual no Algarve

A produção de abacate no Algarve vai gerar 40 milhões de euros anuais para a região em VAB (Valor Acrescentado Bruto), estima o estudo “A Importância da Cultura do Abacate na Região do Algarve”, realizado pela Agro.Ges, consultora especializada em estudos agrícolas. A cultura de abacate estende-se actualmente por 1.833 hectares, que representam 1,8% da superfície agrícola utilizada da região.

abacate, avocado, agricultura, agro, farming, algarve

Actualmente, sem todos os pomares estarem ainda no chamado “ano cruzeiro de produtividade”, a contribuição para a economia anual da região atinge já cerca de 20 milhões de euros.


O estudo indica ainda que a água utilizada para esta cultura é, em média, de 6.500 m3/ha por ano, o que está em linha com a média das culturas dominantes. “Se há um problema de escassez de água no Algarve, dificilmente esse problema pode ter origem na cultura dos abacates”, lê-se no documento.


“O abacate deve ser uma opção estratégica e uma opção importante do desenvolvimento agrícola da região do Algarve, incluindo os seus produtores nos processos de decisão, planeamento e abordagem às soluções para os problemas que o futuro possa guardar”, conclui o estudo.


Créditos da Notícia: Hipersuper


6 visualizações

Comments


bottom of page