Santos Populares: Restaurantes de Lisboa e do Porto criam petiscos para o arraial | in "Evasões"

O projecto The Art of Tasting Portugal desafiou restaurantes de Lisboa e do Porto a criar um petisco inspirado nos sabores dos Santos Populares. Os pratos estarão disponíveis para take-away durante a semana do respectivo arraial de cada cidade.

Este ano, os arraiais de Junho, mês dos Santos Populares, da sardinha assada e do manjerico, não saem à rua, mas podem muito bem ser celebrados em casa. A pensar nisso, a The Art of Tasting Portugal, uma plataforma focada na divulgação da gastronomia portuguesa, desafiou restaurantes de Lisboa e do Porto a assegurarem que os sabores da época chegam à mesa dos portugueses.


Cada um dos estabelecimentos que aderiu à iniciativa “Puxar a brasa à nossa… casa” criou um petisco inspirado nos produtos base das festas populares (sardinha, pimento, caldo verde, chouriço, broa, caracóis, etc), disponibilizando-o em regime take-away durante a semana do respectivo arraial.


Assim, em Lisboa, os petiscos estão disponíveis de 8 a 14 de Junho, a propósito do Santo António, e no Porto acontece o mesmo na semana do São João, de 22 a 28 deste mês. Na compra do menu em take-away, o cliente recebe ainda de oferta uma cerveja Bohemia – parceira da plataforma The Art of Tasting Portugal – devidamente harmonizada pela equipa de sommeliers da Central de Cervejas. Mas o petisco também pode integrar a carta do restaurante para consumo no local.


Para já estão confirmados oito restaurantes em Lisboa, que começam a preparar os pratos já na próxima semana. Há empanadas de sardinha na Taberna da Rua das Flores, do chef André Magalhães; um trio de baos (bao de sardinha e pimentos, de porco com amêijoa e outro de bifana) no SÁLA, do chef João Sá; caracóis à algarvia na Taberna Albricoque; sardinha fumada, salada de batata e cebola avinagrada, espuma de caldeirada e coco no Attla; e muitos outros petiscos para montar o arraial em casa.


Mais informações e restaurantes que entretanto se juntem à iniciativa serão divulgados nas redes sociais do The Art of Tasting Portugal.


Créditos da Notícia: Evasões


#chefs #santospopulares #atradiçãoaindaéoqueera #portugalsabebem #theartoftastingportugal

3 visualizações
Camomila

CAMOMILA (FRESCA)

Diabelha

DIABELHA

Gramata branca

GRAMATA BRANCA

Farinha de Trigo Barbela

FARINHA DE

TRIGO BARBELA

Molho de Sésamo

MOLHO DE SÉSAMO

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

LET'S

TALK

ABOUT

FOOD

FALE CONNOSCO

COM VONTADE DE...

... DAR UM SALTO AO NOSSO Blog ?

Lima com Pimenta

Fruit & Veg Company

contacto@limacompimenta.com

964 163 956 | 969 981 253

Algarve | Portugal

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2020 por Lima com Pimenta®