Seleccionados 7 doces algarvios candidatos às 7 Maravilhas | in "Algarve Primeiro"

Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal® foram seleccionados os 140 doces das finais distritais que vão ser votados pelo público.

O Painel de Especialistas votou pela segunda vez para identificar os 140 doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal®. 


Agora esta lista foi reduzida a 7 doces por distrito e região autónoma, uma lista final de 140 doces que avançam para votação do público.


Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas.


“Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confeccionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras”, assegura Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas. “Esta lista e esta eleição permitem valorizar e destacar não só a pastelaria nacional, como as profissões a ela associada. Por isso vamos inclusive desafiar os candidatos à profissão de pasteleiro a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal. Vai ser um concurso dentro do concurso, em parceria com o Turismo de Portugal, em que esta lista de 140 doces serve de inspiração aos jovens pasteleiros”, acrescenta.


Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.


Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.


Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em directo na RTP1, transmitidos em horário nobre.


Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.


A Gala Finalíssima decorre a 7 de Cetembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.


Refira-se que as 7 Maravilhas Doces de Portugal® contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República.


Bolo do Tacho de Monchique, Dom Rodrigo de Lagos, Folar de Olhão, Folhado de Loulé e o Doce Fino, Morgado de Portimão e Queijo de Figo, os últimos três de Portimão são os doces selecionados do Distrito de Faro.


Créditos da Notícia: Algarve Primeiro


#algarve #doçaria #pastelaria #chefs #docesregionais #tradição #concurso #gastronomiaregional

0 visualização
blueberry-jam-lead-9-1.jpg

COMPOTAS & DOCES

coconut-flour-1-of-1.jpg

FARINHA DE COCO

3453_07_10_2012__17_41_46_700.jpeg

FARINHA DE ESPELTA

fresh-spinach-pasta.jpg

MASSAS

sesame-dressing-akk.jpg

MOLHO DE SÉSAMO

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

LET'S

TALK

ABOUT

FOOD

FALE CONNOSCO

COM VONTADE DE...

... DAR UM SALTO AO NOSSO Blog ?

Lima com Pimenta

Fruit & Veg Company

contacto@limacompimenta.com

964 163 956 | 969 981 253

Algarve | Portugal

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2020 por Lima com Pimenta®