top of page

Já descarregou a APP Rota da Laranja?

A “Rota da Laranja” promove o concelho e a marca criada para esse efeito – “Silves Capital da Laranja –, dando a conhecer o território, da serra ao mar.

silves, rota da laranja, citrinos, algarve

Património histórico, adegas, gastronomia, experiências de apanha de laranja e visita a pomares e a instalações de embalamento são os grandes atractivos desta proposta, que apresenta uma importante inovação: uma aplicação (APP) que permite descobrir o que esta rota tem para oferecer, criando percursos adaptados a cada utilizador, à sua disponibilidade de tempo e vontade de conhecer.


A aplicação vai permitir, com o seu futuro desenvolvimento, conversas com personagens históricos, fotografias 360º e total customização dos itinerários. Actualmente, esta APP já tem em funcionamento algumas destas funcionalidades que dão uma singularidade a esta iniciativa, que possibilita levar os interessados numa viagem de descoberta única e especial.


Descobrir o património e a história, de uma forma criativa, actual e recorrendo a ferramentas tenológicas inovadoras! Conhecer um monumento ou visitar um pomar e apanhar laranjas ou provar produtos feitos com laranja são grandes atractivos desta iniciativa, que pretende envolver os visitantes, permitir-lhes o contacto com a Património, com as gentes e com as actividades do concelho de Silves!


Promover a citricultura

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, “a Rota da Laranja é um roteiro pela região que pretende valorizar a citricultura, desde a produção, à transformação e ao consumo. Um roteiro que envolve as actividades paralelas – como a hotelaria e a restauração, contribuindo para o desenvolvimento do município, através da proposta de usufruto de uma oferta turística sustentável e diversificada. A laranja é o chapéu que vai levar a conhecer, não só os nossos produtores de citrinos, mas também vai albergar as tradições de cada uma destas localidades. Vai permitir conhecer pessoas, vivenciar situações particulares como: a apanha da laranja, a confeção da torta da laranja, ou apenas saborear determinadas refeições com a particularidade do fruto. Associado a isso outros produtos locais bastante tradicionais, como os bolos regionais de amêndoa, os de alfarroba, os nossos vinhos; todas essas tradições vão estar envolvidas no roteiro – cujo centro é a laranja. Queremos envolver um leque vasto para que haja opções diferenciadas para todos os visitantes. A Rota da Laranja será apresentada no dia 8 de Fevereiro. Haverá uma aplicação onde o utilizador poderá criar um roteiro flexível, personalizando-o através de filtros e adequando-o aos seus interesses. O que se pretende com esta rota é que as pessoas saibam o que pode ser visitado e que, por sua vez, os monumentos (através de personagens) contem a história dos locais”.


Para aceder, basta descarregar a aplicação Silves RA – Rota da Laranjano seu telemóvel e partir para a aventura!


Créditos da Notícia: Postal do Algarve


6 visualizações

留言


bottom of page