top of page

SITESE e AHETA acordam aumentos salariais de 14% na hotelaria do Algarve

O Sindicato dos Trabalhadores do Sector de Serviços (SITESE) anunciou esta Segunda-feira que chegou a acordo com a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) para aumentos salariais em média superiores a 14% para este ano.


“O SITESE e a AHETA chegaram a acordo nas tabelas salariais para 2023, para um aumento médio superior a 14%”, indicou o sindicato num comunicado enviado à agência Lusa.

impostos, iva, portugal, cabaz alimentar

Para além da reposição do poder de compra, o documento, adianta a estrutura sindical, “constitui um ponto de viragem na abordagem que a associação empresarial vinha a fazer relativamente aos salários, vindo ao encontro do há muito preconizado pelo SITESE”.


Os baixos salários praticados ao longo dos anos no sector hoteleiro estiveram na origem da “fuga de trabalhadores para outros sectores com condições de trabalho mais favoráveis”, salienta o sindicato.


“A crise de falta de mão-de-obra tornou absolutamente necessária a evolução significativa dos salários com o objectivo de tornar este sector mais apelativo aos trabalhadores e assim contribuir para a sua captação e retenção”, aponta.


Assim, a estrutura sindical defende que o caminho agora iniciado entre as duas entidades “deverá ter continuidade nos anos vindouros, no sentido de dotar o Algarve de mão-de-obra em quantidade e qualidade”.


Depois do acordo para aumentos salariais para este ano, o sindicato aponta como passo seguinte, a “negociação de um novo clausulado que seja mais um motivo de fixação dos trabalhadores no sector e na região do Algarve.


Créditos da Notícia: Jornal Eco


3 visualizações

Comentarios


bottom of page