Rui Paula, Noélia e Sá Pessoa unem-se a 4 chefs internacionais no Dinner of the Year
A gastronomia portuguesa volta a estar em destaque num encontro que reúne alguns dos nomes de chefs mais relevantes da cozinha nacional e internacional.
Gastronomia, cultura e entretenimento juntam-se à mesa num novo projecto que quer transformar Portugal numa experiência para levar além-fronteiras. Henrique Sá Pessoa, Noélia e Rui Paula são os chefs que irão representar Portugal.
Há jantares que são feitos para comer e outros que querem ser uma experiência. É o caso do Dinner of the Year, um novo evento que chega a Lisboa para juntar gastronomia, cultura e entretenimento à mesa, com sete chefs, quatro internacionais e três portugueses.
Mas este não é apenas um evento gastronómico qualquer com uma vertente cultural. “Desenhámos o Dinner of the Year como uma plataforma global, que parte de Lisboa, com este objectivo de cruzar Portugal com o mundo, neste caso com São Paulo, Estados Unidos e Miami, que são as cidades para as quais já estamos a caminhar, para que o Dinner of the Year possa transformar-se, de facto, nesta plataforma internacional que projecta Portugal no mundo, com este posicionamento de mostrarmos aos quatro cantos do mundo esta nossa arte de saber viver”, começa por explicar Francisco Mello e Castro, da organização do projecto, numa apresentação da qual a MAGG esteve presente.
Em entrevista à MAGG, o responsável diz que a ideia é “projectar para fora uma imagem de Portugal, uma imagem daquilo que nós devemos estar mais orgulhosos, que é a nossa arte de saber viver, a qualidade da nossa gastronomia, a qualidade dos nossos cantores, a parte cultural e o património cultural que temos – e a Torre de Belém é um bom exemplo disso”. Para isso mesmo foi criado um jantar irrepetível que junta vários peritos em gastronomia.
Henrique Sá Pessoa, Noélia Jerónimo e Rui Paula são os chefs portugueses que vão representar o País nesta experiência, ao lado de quatro nomes internacionais: Claude Troisgros e Jéssica Trindade, do Rio de Janeiro, Rodrigo Oliveira, de São Paulo, e Michael Schwartz, de Miami.
A MAGG falou com os três chefs portugueses. Para Rui Paula, o nome não deixa margem para dúvidas: é mesmo o jantar do ano que traz “responsabilidades e desafios”. “Vai ser um jantar dinâmico associado à arte de viver, vai haver música, arte e cultura. É desafiante e eu gosto de desafios”, conta, acrescentando que promete trazer o mar do norte para conhecer a maresia. Já Henrique Sá Pessoa diz ser uma honra estar ao lado de nomes como Rui Paula, Noélia Jerónimo e chefs internacionais. “É um evento que marca a agenda cultural e gastronómica da cidade e se eu puder dar o meu contributo neste tipo de eventos, que promovem a nossa gastronomia, turismo, arte, cultura é uma honra”, frisa.
A chef Noélia Jerónimo diz estar entusiasmada, mas ao mesmo tempo receosa. “Recebi o convite com emoção, medo e sem saber se realmente tenho capacidade porque é um projecto que junta muitos nomes grandes, eu sou só a Noélia. Estou ao lado de grandes estrelas Michelin, pessoas que eu adoro. É bonito estar entre amigos, mas eles são gigantes”, conta à MAGG. A chef promete trazer “alma, coração, vida e pessoas”, bem como um prato com muito sabor. “Eu espero que as pessoas fiquem com o meu prato na memória, que é inspirado no meu Algarve e nos meus sabores. Não fazia sentido de outra forma, não trazer o mar“, finaliza.
Esta experiência não se fica pela comida. O Dinner of the Year foi pensado para ser um grande espectáculo com jantar, música, arte, cultura e uma componente cénica ao jantar. O jantar será feito anualmente em Portugal, e segue-se todos os anos, a partir de 2027, para São Paulo, e em 2028 para Miami.
O jantar acontece no dia 24 de Outubro, começa às 19 horas e prolonga-se pela noite com festa e animação, nos Jardins da Torre de Belém. Quanto a preços, existem dois packs disponíveis, sendo que não existem bilhetes individuais. O Signature Experience, inclui uma mesa de 10 lugares e tem o custo de 3.000€, enquanto o pack Founders Experience custa 4.500€ e é uma experiência mais elevada — isto porque além do evento, há cocktails no dia anterior. As reservas são feitas através do email guests@allin.pt.
Créditos da Notícia: MAGG



