top of page

7 iguarias algarvias finalistas das «7 Maravilhas»

Sete iguarias algarvias integram a lista de 140 finalistas regionais das «7 Maravilhas da Nova Gastronomia», que pretende sublinhar a qualidade dos restaurantes, cozinheiras e cozinheiros mais criativos.


Depois de a organização ter recebido a sugestão de 1147 candidaturas dedicadas à nova gastronomia, o painel de especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e duas regiões autónomas, teve a função de efectuar a primeira selecção dos estabelecimentos.

7 maravilhas, cozinhar, chefs, gastronomia, food, portugal, chefs

A partir de 12 de Julho terão lugar as respetivas eliminatórias regionais, num total de 14 programas transmitidos em directo na RTP, a partir de várias regiões do país, onde serão apurados sete candidatos por categoria, num total de 49 pré-finalistas.


Os candidatos a mais uma edição das «7 Maravilhas» estão organizados a partir de sete categorias, que expressam “as várias opções de iguarias da nova gastronomia, tendo em conta não só a tradição que temos em Portugal, mas colocando igualmente nos pratos da balança, novas opções gastronómicas que traduzem as escolhas de segmentos da população cada vez mais alargados e onde se afirma uma preocupação cada vez mais notória com a saúde pública e com a sustentabilidade alimentar”, salienta a organização.


Os sete finalistas algarvios, autores, estabelecimentos e respectivos concelhos:


Categoria Petiscos: Ostras do Moinho dos Ilhéus Marinadas (Noélia Jerónimo, Noélia e Jerónimo, Tavira);

Categoria Vegetariano: Algarve, do Campo à Salina (David Domingues, À Terra – Praia Verde Boutique Hotel, Castro Marim);

Categoria Vegana: Melancia on the Rocks (Rui Sequeira, Alameda, Faro);

Categoria Peixe e Marisco: Salmonete à la Chef Koschina (Dieter Koschina, Vila Joya, Albufeira)

Categoria Carne: Bochechas de Porto Ibérico Estufadas (Rúben Cabaço, Lagar da Mesquita, São Brás de Alportel);

Categoria Cozinha Molecular: Carabineiro, Gaspacho e Camomila (João Oliveira, Vista, Portimão);

Categoria Doçaria: Citrinos no Algarve (Pedro Pinto e Pedro Matos, Atlântico, Lagoa)


Créditos do Artigo: Região Sul


25 visualizações

Comments


bottom of page