top of page

Alimentação Saudável e os Programas Eleitorais | in "Visão"

3 de out. de 2019
3 min de leitura

A alimentação saudável como um dos principais determinantes da saúde dos portugueses ganhou peso nesta campanha eleitoral e aparece em praticamente todos os programas dos partidos políticos que concorrem a estas eleições legislativas.

Alimentação e Política

Da análise dos diferentes programas eleitorais, detectam-se três grandes áreas onde se fazem propostas para a próxima legislatura. Uma aposta mais forte em medidas de prevenção da doença e promoção da saúde, onde a promoção de uma alimentação saudável se destaca. A necessidade de intensificar as medidas de promoção da alimentação saudável em ambiente escolar. E o investimento e reforço dos cuidados de saúde primários para uma maior capacidade de resposta na área da nutrição.


A melhoria da alimentação nas escolas públicas é uma necessidade que está patente nas propostas de vários partidos. O programa eleitoral do PS é um dos que concretiza como o pretende fazer – “Responsabilizar os agrupamentos de centros de saúde pela articulação com as escolas na promoção da alimentação saudável...”. Mas o programa eleitoral do CDS também apresenta uma proposta semelhante – “Teremos nutricionistas nos ACES, colaborando com as escolas, e criando condições para que se tornem escolas com opções alimentares saudáveis em quantidade e qualidade, incentivando uma dieta rica e equilibrada.”. A necessidade do apoio dos Nutricionistas é realçada também no programa do PAN – “Garantir que todas as escolas têm o apoio de nutricionistas”.


Melhorar a capacidade de resposta e de diferenciação dos cuidados de saúde de proximidade, nomeadamente dos cuidados de saúde primários, é também referida nos programas eleitorais de alguns partidos, em particular do PS, PCP e PAN.

A prevenção da doença e promoção da saúde é um tema recorrente da esquerda à direita, uma área onde se investiu muito pouco nos últimos anos. O programa do PSD dá um grande destaque a esta área. Abre as propostas para o sector da saúde com a necessidade de “Uma Política de Saúde para Prevenir a Doença” e para a sua concretização são muitas as medidas que apontam para a necessidade de uma “forte promoção dos hábitos alimentares e de vida saudáveis e da ingestão de nutrientes vitais para a saúde humana...”.


O PCP também dá destaque à área da saúde pública, propondo a “criação em todos os concelhos de Unidades de Saúde Pública (USP), que devem, entre outras responsabilidades, “desenvolver programas de Promoção da Saúde no âmbito da actividade física, alimentação saudável...”. Nesta área, o PSD vai mais longe e avança com uma proposta para se continuar a utilizar as medidas fiscais enquanto uma ferramenta para se alterar os hábitos alimentares dos portugueses - “Agravamento fiscal dos produtos nocivos à saúde, como por exemplo o açúcar ou o sal refinado...”. Mas é o programa eleitoral do PAN que apresenta um leque mais alargado de medidas nesta área, desde medidas que visam modificar a oferta alimentar em diferentes espaços públicos até à definição de modelos de rotulagem nutricional que sejam facilitadores da sua compreensão por parte dos consumidores.


A necessidade de se caminhar para uma abordagem da saúde ou da alimentação saudável em todas as políticas, vai aparecendo ao longo de algumas propostas – “A promoção da saúde, a prevenção da doença e o desenvolvimento de um paradigma de saúde em todo as políticas que alterem os determinantes de saúde são condições essenciais para baixarmos a carga de doença da população...” como bem exemplifica o Bloco de Esquerda.


É muito interessante esta análise pois a clivagem ideológica do passado, na forma como se olhava para a alimentação, quase desapareceu. Na ânsia de todos os partidos utilizarem esta (boa) bandeira, identificamos medidas tipicamente de esquerda em partidos situados mais à direita e vice-versa.


Perdida a ideologia, restam-nos as boas intenções e sublinhar o essencial. Nenhuma destas medidas será implementada se não existirem recursos financeiros disponibilizados para tal em Orçamento de Estado. Por exemplo, as medidas mais fáceis de implementar como a educação para uma alimentação saudável nas escolas serão as mais óbvias de anunciar. Mas as mais difíceis, como a existência de recursos humanos nas autarquias para fiscalizar as ementas nas cantinas escolares é a mais difícil de operacionalizar e a menos falada. O mesmo poderíamos dizer da alimentação nas nossas universidades que tanta polémica deu recentemente. Reduzir a carne de vaca poderá ser uma medida pedagógica, mas incluir nos cadernos de encargos das universidades a obrigação de comprar alimentos produzidos localmente e utilizar maioritariamente alimentos frescos e da época poderia ter outro alcance, mas com um custo e dificuldade bem mais elevados.


Pois cá estaremos para ver, cidadãos informados, à espera da concretização ou não destas promessas.


Créditos da Notícia: Visão


 
 

bem-vindos a bordo foodies

chefs criativos, produtos incríveis, momentos para partilhar e histórias que vale
mesmo a pena ficar a conhecer.

vamos comer "fora da caixa"?
estes são os recém-chegados à Lima com Pimenta

já vos dissemos que adoramos ingredientes
irreverentes?

Quero receber os catálogos

fale connosco

erro: ingrediente não encontrado

ainda à procura daquele
ingrediente especial? 

Chegou ao local certo.

Too Good to Go
Too Good to Go

connosco
o desperdício
não tem lugar
à mesa

Too Good to Go

Lima com Pimenta
fruit & veg company
Lima com Pimenta, Lda. | Algarve




 

 


numa relação séria (e longa)
com ingredientes incríveis, desafios desconcertantes e pessoas extraordinárias


It's a Green (amazing) World!

Logotipo da Lima com Pimenta

Contactos

estamos à distância de um clique

​​​

contacto@limacompimenta.com

prometemos ser rápidos a responder

966 037 200

chamada para a rede móvel nacional

 

289 794 280

chamada para a rede fixa nacional

Outras Informações
 

Livro de Elogios
RAL | Centro de Arbitragem do Algarve
Livro de Reclamações

o nosso Livro de Elogios está disponível apenas em formato físico porque preferimos o modo "olhos nos olhos"

não conseguimos evitar o orgulho (nem a lagriminha no olho)

sozinhos poderíamos ir mais rápido
mas juntos iremos (certamente) 

mais longe

 

reconhecimentos 

Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Scoring TOP 10 2024 - Melhores PME do Sector Alimentar
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Lider 2024
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Excelência

lugar cativo para o próximo; estamos a trabalhar nisso

espaço reservado

parcerias & co.

O Prato Certo
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Unidos Contra o Desperdício
Parceria entre a Lima com Pimenta e a ProVeg
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Too Good to Go
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Hotel Shop
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Coparama
bottom of page