top of page

Aos 90 anos, o chef dos pobres cozinha para os sem-abrigo | in "Público"

22 de fev. de 2020
2 min de leitura

Atualizado: 3 de set.

Três dias por semana, Impagliazzo e outros voluntários da associação RomAmoR, que fundou, fazem rondas pelos mercados e padarias para recolher produtos que o ajudam a realizar o seu sonho de alimentar os sem-abrigo.

RomAmoR

Dino Impagliazzo corta cebola como um chef e faz uma sopa de legumes, mas a maioria de seus fiéis clientes não pode comprar nem um paposeco. Em Roma, aos 90 anos, o cozinheiro italiano é conhecido como o “chef dos pobres”.


Três dias por semana, Impagliazzo e outros voluntários da associação RomAmoR, que fundou, fazem rondas pelos mercados e padarias para recolher produtos que o ajudam a realizar o seu sonho de alimentar os sem-abrigo. Tudo começou há 15 anos, quando um sem-abrigo numa estação de comboio, em Roma, pediu dinheiro para comprar uma sanduíche. “Percebi que, talvez, em vez de comprar a sanduíche, podia fazer algumas sanduíches para ele e para os seus amigos. E assim começou a nossa aventura”, conta.


Agora, os voluntários do RomAmoR cozinham e servem a comida em vários lugares da cidade, principalmente perto das estações de comboio. “Tentamos envolver mais e mais pessoas, para que Roma se torne uma cidade onde as pessoas possam amar-se”, diz, enquanto prepara uma sopa numa cozinha profissional. “É solidariedade.”


Nas noites de Sábado, os voluntários instalam-se sob um pórtico, do lado de fora da Praça de São Pedro, para alimentar o crescente número de sem-abrigo que dormem por ali, onde o Papa Francisco também abriu instalações sanitárias e médicas para o mesmo público de Impagliazzo. Recentemente, Francisco mandou renovar o Palazzo Migliori, situado no centro do Vaticano, adaptando-o para estar ao serviço dos sem-abrigo de Roma, onde é possível acolher meia centena de pessoas.

RomAmoR

Impagliazzo, que já trabalhou para a Segurança Social italiana, lançou-se na sua aventura de alimentar os mais necessitados com meia dúzia de amigos também reformados. Primeiro começaram por cozinhar nas suas casas, depois num convento e, agora, o grupo conta com 300 voluntários, jovens e idosos, e tem uma cozinha profissional totalmente equipada.


O “chef dos pobres”, que recebeu um prémio honorário do presidente italiano Sergio Mattarella, reconhecendo-o como um “herói de nossos tempos”, nunca imaginou que a sua iniciativa seria tão bem-sucedida ou geraria tão boa vontade. Numa destas noites, no Vaticano, apareceram mais quatro voluntários. “Estou feliz porque nunca dizemos "não precisamos de si esta noite'”, conta, acrescentando: “E eles ficam connosco.”


Créditos da Notícia: Público


Quero receber os catálogos

fale connosco

erro: ingrediente não encontrado

ainda à procura daquele
ingrediente especial? 

Chegou ao local certo.

bem-vindos a bordo foodies

chefs criativos, produtos incríveis, momentos para partilhar e histórias que vale
mesmo a pena ficar a conhecer.

vamos comer "fora da caixa"?
estes são os recém-chegados à Lima com Pimenta

já vos dissemos que adoramos ingredientes
irreverentes?

Too Good to Go
Too Good to Go

connosco
o desperdício
não tem lugar
à mesa

Too Good to Go

Lima com Pimenta
fruit & veg company
Lima com Pimenta, Lda. | Algarve




 

 


numa relação séria (e longa)
com ingredientes incríveis, desafios desconcertantes e pessoas extraordinárias


It's a Green (amazing) World!

Logotipo da Lima com Pimenta

Contactos

estamos à distância de um clique

​​​

​

contacto@limacompimenta.com

prometemos ser rápidos a responder

​

966 037 200

chamada para a rede móvel nacional

 

289 794 280

chamada para a rede fixa nacional

Outras Informações
 

​

Livro de Elogios
RAL | Centro de Arbitragem do Algarve
Livro de Reclamações

o nosso Livro de Elogios está disponível apenas em formato físico porque preferimos o modo "olhos nos olhos"

sozinhos poderíamos ir mais rápido mas juntos iremos (certamente) mais longe
 

reconhecimentos 

Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Scoring TOP 10 2024 - Melhores PME do Sector Alimentar
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Lider 2024
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Excelência

lugar cativo para o próximo; estamos a trabalhar nisso

espaço reservado

parcerias & co.

O Prato Certo
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Unidos Contra o Desperdício
Parceria entre a Lima com Pimenta e a ProVeg
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Too Good to Go
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Hotel Shop
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Coparama
bottom of page