Apesar da pandemia, restaurantes nacionais continuam entre os melhores da Europa | in "Expresso"

A primeira edição dos World Culinary Awards distingue dois espaços nacionais. Algarve e Madeira são as regiões em destaque

Chamam-se World Culinary Awards e foram criados para celebrar e recompensar a excelência da indústria culinária, através de um programa anual de prémios. É um evento “irmão” do “World Travel Awards”, lançado em 1994 para celebrar a excelência do turismo. A primeira edição divide os prémios por zonas geográficas e o algarvio Vila Joya é distinguido com o galardão de Melhor Restaurante de Hotel da Europa. Era o único representante nacional na lista de 49 restaurantes, tendo sido escolhido como vencedor o espaço liderado por Dieter Koschina.


Na divisão nacional, o Melhor Restaurante de 2020 foi, nos World Culinary Awards, o madeirense Il Gallo d'Oro, liderado pelo chef Benoît Sinthon. Da lista de nomeados faziam parte os restaurantes A Travessa, o Alma de Henrique Sá Pessoa, o Basque, o Belcanto de José Avillez, a Casa de Chá da Boa Nova de Rui Paula e ainda o Epur de Vincent Farges, o Feitoria de João Rodrigues, o Grenache Restaurant, liderado pelo chef francês Philippe Gelfi e ainda o Restaurante Gambrinus.


Na categoria de Melhor Restaurante de Hotel de Portugal em 2020, o troféu vai, outra vez, para o Vila Joya. Da lista de nomeados faziam parte os restaurantes Adlib do Sofitel Lisbon Liberdade, o Gusto by Heinz Beck do Conrad Algarve, o The Ocean do Vila Vita Parc Resort & Spa, liderado pelo chef Hans Neuner, o Varanda do Four Seasons Hotel Ritz Lisboa e ainda o Yakuza Algarve by Olivier no Pine Cliffs Resort Algarve.


O Vila Joya (Estrada da Galé, Albufeira. Tel. 289591795) foi premiado na edição de 2020 do Guia Boa Cama Boa Mesa com um Garfo de Ouro. Ostenta ainda duas estrelas Michelin. No guia editado pelo Expresso, pode ler-se que “Com a idade, o chef do Vila Joya está mais apurado, mais requintado e até mais elegante, e, com naturalidade, exímio conhecedor quer de Portugal, quer dos produtos nacionais, em especial os peixes e os mariscos, que usa e prepara como ninguém. E nesta altura, uma experiência neste discreto restaurante, com o mar em frente, continua a ser uma experiência única e surpreendente”.


Já o Il Gallo d'Oro (Hotel The Cliff Bay, Estrada Monumental, 147, Funchal. Tel. 291707700) Garfo de Prata em 2020 pelo guia Boa Cama Boa Mesa e com duas estrelas Michelin, entrou este ano em remodelações. É um espaço onde a “sublimidade do produto madeirense sobressai do princípio ao fim do jantar, com ênfase para a sua proveniência, a horta biológica PortoBay. A excelência da qualidade e da diversidade é extensível à lista de peixes, um luxo que o chef francês não prescinde em prol da sua cozinha e, naturalmente, dos seus clientes, ou não fosse o oceano Atlântico tratado com o devido respeito à mesa do Il Gallo d’Oro, a juntar à truta das montanhas do Seixal, localizada no norte da ilha da Madeira”.


Créditos da Notícia: Expresso


#worldculinaryawards #restauração #chefs

Yacon

YACON

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

lima com pimenta

LET'S

TALK

ABOUT

FOOD

FALE CONNOSCO

COM VONTADE DE...

... DAR UM SALTO AO NOSSO Blog ?

Lima com Pimenta

Fruit & Veg Company

contacto@limacompimenta.com

964 163 956 | 969 981 253

Algarve | Portugal

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2021 por Lima com Pimenta®

i006573.png