top of page

"Global Kitchen in Porto" junta chefs dos cinco continentes

De Abril a Novembro, o Porto será palco de cinco momentos gastronómicos exclusivos, protagonizados por chefs portugueses e grandes nomes da culinária internacional, numa viagem gastronómica à volta do Mundo. O "Global Kitchen in Porto", que terá conversas, showcookings e refeições a várias mãos, arranca dia 13, com o vietnamita-australiano Luke Nguyen e Rui Martins como chef anfitrião.


global kitchen, porto, chefs, mercado do bolhão

Reunir 10 chefs de diferentes nacionalidades para cozinharem e pensarem a gastronomia no mercado de frescos mais emblemático da cidade do Porto é o mote do "Global Kitchen in Porto", evento que, ao longo do ano, fará da cidade o epicentro do panorama gastronómico mundial. Numa viagem pela cultura culinária dos cinco continentes, chefs de referência em todo o mundo, com o apoio de chefs locais, vão partilhar o fogão, a mesa e a cidade, numa troca de influências, referências e conhecimentos capazes de explorar identidades, heranças e tradições

.

Promovido pelo Pelouro do Turismo e Internacionalização, o "Global Kitchen in Porto" pretende reforçar a cidade como um destino enogastronómico privilegiado, criando um verdadeiro intercâmbio de experiências e sinergias entre chefs, mas também com o público, entre locais e turistas.


"A Câmara Municipal do Porto tem como objetivo promover a cidade como um polo da gastronomia internacional e este evento é uma oportunidade única de, a partir do Porto, conhecermos e contactarmos com cozinhas de todo o mundo pelas mãos de chefs internacionais reconhecidos. O 'Global Kitchen in Porto' vem enaltecer a história e tradição gastronómica da cidade que, simultaneamente, é ponto de encontro de diversas culturas gastronómicas”, explica Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização.


Rui Martins (Culto ao Bacalhau e Cervejarias Brasão), Aurora Goy (Apego), Rita Magro (Blind), Vasco Coelho Santos (Grupo Euskalduna) e Rafaela Louzada (Gruta) serão os cinco chefs anfitriões que irão receber e cozinhar com nomes vindos do Vietname, Espanha, Perú, Gana e Austrália, sempre a partir dos produtos frescos disponíveis no Mercado do Bolhão, que receberá o primeiro evento.


Todos os chefs são dos mais destacados nos seus países — alguns deles galardoados pelo Guia Michelin e outros importantes prémios gastronómicos, como a influente lista dos “50 Best” – tendo uma projecção internacional inegável.


O “Global Kitchen in Porto” irá distribuir-se ao longo dos meses de Abril, Maio, Julho, Setembro e Novembro, em fins-de-semana, em que residentes e visitantes do Porto serão convidados a participar em conversas, showcookings e degustação de menús exclusivos, servidos de forma gratuita e limitada a 150 doses.


“Quando visitarem o mercado, os chefs internacionais irão poder comprar, no Bolhão, os ingredientes que pretendem usar na confecção do prato, cuja degustação, aberta ao público, irá acontecer sempre aos sábados. Através de um showcooking ou palestra, os chefs convidados terão a oportunidade de dar a conhecer a cozinha dos seus países. Para cada edição haverá um chef local anfitrião que terá como missão apresentar a cidade, as pessoas e os produtos nacionais”, sublinha Catarina Santos Cunha.


O “Global Kitchen in Porto” estreia no dia 13 de Abril e terá como primeiro protagonista Luke Nguyen, chef, autor, apresentador de televisão e professor –aos 23 anos inaugurou o restaurante vietnamita mais premiado do mundo (Red Lantern) –, que contará com o apoio do chef Rui Martins, responsável pelo Culto ao Bacalhau, restaurante que integra o Mercado do Bolhão.


Créditos do Artigo: Porto.


199 visualizações

Comments


bottom of page