top of page

Handsome, Festival Internacional de Turismo Criativo estreia em Junho

Primeira edição do Handsome, Festival Internacional de Turismo Criativo, decorre de 21 a 24 de Junho em vários pontos do Algarve.

A primeira edição do Handsome, Festival Internacional de Turismo Criativo, que decorre de 21 a 24 de Junho em vários pontos do Algarve, quer dar a conhecer uma forma mais activa de contactar com a cultural local e aposta numa programação que inclui workshops de artesanato, experiências gastronómicas, conversas criativas, exposições e encontros B2B.


A palavra inglesa Handsome significa bonito e remete para a ideia de mãos na massa (hands on). É assim o turismo criativo. Uma maneira de promover o que cada cultura tem de maravilhoso nas suas expressões identitárias e que os turistas podem experienciar activamente.


Nos workshops de artesanato e experiências gastronómicas partilham-se saberes e sabores do Algarve e pode-se experimentar, entre outros, a fazer o milenar doce fino, a modelar uma taça em forma de flor de amendoeira ou ter uma iniciação ao corte do presunto.


A escolha é variada e pode ser consultada no site do evento.


Além dos workshops nos ateliers de artesãos e experiências gastronómicas em restaurantes, quintas, adegas e doçarias, a programação inclui uma tarde de oficinas abertas ao público a decorrer no Museu Regional de Faro, conversas e apresentações sobre turismo criativo, sessões de networking entre profissionais do sector e uma exposição de peças de design e artesanato.


A abertura do Festival acontece no dia 21 de Junho no Centro Educativo Cerro do Ouro (Albufeira) com a apresentação do projecto Algarve Craft & Food e é animado com uma «Roda de Entrelaçados», um momento participativo envolvendo vários mestres artesãos das técnicas de entrelaçados vegetais do Algarve. Nessa altura, acontece a primeira conversa criativa dedicada ao tema «Território, Cultura e Turismo de Experiências».


Nos dias 22 e 23 de Junho decorrem, no total, 12 workshops com artesãos e produtores agroalimentares em várias localidades dos concelhos de Alcoutim, Silves, Faro e Loulé, havendo lugares reservados para inscrição do público geral.


A segunda conversa criativa vai lançar «Perspectivas para o Turismo Cultural e Criativo no Algarve» e acontece no dia 22 de Junho em Loulé.


No dia seguinte, a 23 de Junho, o Museu Regional de Faro irá acolher o Evento de encerramento do projecto Algarve Craft & Food.



Um dos resultados deste projecto é um catálogo de programas de turismo criativo que possibilitam aos visitantes da região, nacionais e estrangeiros, conhecer de forma experiencial o valiosíssimo património histórico e cultural, relacionado com ao artesanato e gastronomia da região.


Os programas de turismo criativo do catálogo são agora apresentados, e experimentados, em primeira mão no Handsome Festival, na estreia de um evento que a sua promotora, a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, pretende voltar a editar pela importância que assume na promoção de um tipo de turismo social e ambientalmente responsável que optimiza e valoriza os recursos da região.


A entrada nas actividades do Handsome Festival é livre, mas sujeita à lotação de lugares disponível.


A Epopeia Brands é a empresa responsável pela comunicação e produção desta primeira edição dos Handsome Festival.


O Projecto Algarve Craft&Food é uma iniciativa promovida pela Região de Turismo do Algarve em parceria com a Tertúlia Algarvia e a Cooperativa QRER, financiada ao abrigo do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, contando ainda com o apoio e colaboração do aspirante Geoparque Algarvensis.


Créditos da Notícia: barlavento


12 visualizações
bottom of page