top of page

Inscrições para a Rota do Petisco podem ser feitas até 30 de Junho | in "Postal do Algarve"

Após o sucesso da Rota em 2020, vencendo todas as adversidades colocadas pela pandemia, a organização pretende pôr novamente todo o Algarve a petiscar.

rota do petisco, algarve, restaurantes, restauração, turismo, comida, gastronomia

Em ano de enormes desafios para a restauração algarvia, começam a ser dados os primeiros passos na Rota mais saborosa do país.

As inscrições prolongam-se até 30 de Junho para todos os estabelecimentos de restauração que estejam interessados em aderir à 11ª edição da Rota do Petisco.

"O Algarve está convidado a apresentar as suas candidaturas para integrar esta odisseia gastronómica, entre petiscos, doces tradicionais ou novas criações baseadas nos produtos tradicionais da região. Ementas que estarão depois disponíveis para serem degustadas entre os dias 10 de Setembro e 10 de Outubro, nos 31 dias mais saborosos do ano de 2021, dias nos quais o Passaporte da Rota será o guia para esta odisseia", afirma a Teia D’Impulsos, entidade organizadora.

Após o sucesso da Rota em 2020, vencendo todas as adversidades colocadas pela pandemia, a organização pretende pôr novamente todo o Algarve a petiscar. Na sua 11ª edição, a Rota do Petisco tem o intuito de continuar a crescer, apostando sempre na qualidade e identidade gastronómica algarvia que marcará presença como nunca se viu.

“Os estabelecimentos participantes serão desafiados a apresentarem ementas inovadoras, mas com uma profunda marca regional, quer nos produtos utilizados, quer nos modos de confecção. Ao longo dos anos, o projecto tem demonstrado um enorme compromisso e sentido de responsabilidade, além de apostar na restauração Algarvia, e assim se pretende que seja este ano", refere Nuno Vieira, coordenador do projeto. "Para 2021, teremos como novidade um novo segmento da Rota dedicado também à cozinha internacional, a Rota do Mundo, onde serão desafiados a aderir à Rota restaurantes com cozinhas internacionais que estejam dispostos a dar a conhecer os seus sabores mais tradicionais e genuínos. Criou-se uma verdadeira rota algarvia, e existe uma enorme vontade de agregar todos os petiscadores da região em torno dela”, salienta.

Uma vez mais, a aposta na qualidade a um preço sugestivo serão argumentos suficientes para despertar o interesse em descobrir novos restaurantes e sabores nunca antes experimentados. Afinal, esta é uma oportunidade única para os estabelecimentos divulgarem a sua oferta e fidelizarem novos clientes.

E é muito simples participar. As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento do formulário electrónico disponível no website da Rota do Petisco, onde poderá encontrar mais informações sobre o projecto, bem como o respectivo regulamento de participação.

As candidaturas serão posteriormente avaliadas pela organização, que seleccionará os estabelecimentos participantes.

A Rota do Petisco é uma iniciativa organizada pela Associação Teia D'Impulsos, com o apoio e parceria de várias entidades públicas e privadas.


Sobre a Rota do Petisco – informação de 2020 A Rota do Petisco é um projecto de cariz cultural e recreativo com origem na cidade de Portimão que consiste num roteiro gastronómico, envolvendo diversos estabelecimentos de restauração organizados por zonas geográficas distintas. A decorrer desde 2011, a Rota do Petisco tem crescido de ano para ano.

Com uma adesão de 31 estabelecimentos de Portimão na primeira edição, a Rota registou em 2020 a maior abrangência de sempre, com 231 restaurantes aderentes, distribuídos por 13 concelhos do Algarve: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira. Dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos (TDI), com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, a Rota do Petisco visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região.


Sobre a Teia D’Impulsos A Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objectivo é o desenvolvimento de projectos de cariz social, cultural e desportivo alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos e que sejam uma mais valia no desenvolvimento social.

Criada em Março de 2011, projectou e concretizou algumas das iniciativas que mais dinamismo trouxeram a Portimão, e que, nos últimos anos, se expandiram para todo o Algarve, entre as quais a Rota do Petisco.


Créditos da Notícia: Postal do Algarve


4 visualizações
bottom of page