top of page

Odemira recebe semana gastronómica dedicada ao Medronho e Mel

Medronho e mel e são os ingredientes em destaque na Semana Gastronómica que irá decorrer no concelho de Odemira, entre os dias 25 deste mês e 2 de Abril, com a participação de diversos restaurantes com o objectivo de promover dois dos produtos locais com maior qualidade e tradição.

Nas ementas dos nove estabelecimentos aderentes “estarão as mais variadas propostas de pratos, petiscos e sobremesas aromatizados com medronho e mel”, divulgou o município.


A iniciativa contará com a participação de estabelecimentos do litoral e interior do concelho de Odemira, nomeadamente da “Adega 22/Restaurante Margens da Planície”, “Porto das Barcas” e “Tasca do Celso”, bem como da pastelaria “Pão, Café e Companhia”, em Vila Nova de Milfontes, do restaurante “Sabores e Mar”, na Longueira (Freguesia Longueira/Almograve), Restaurante Marisqueira “A Chaminé”, no Brejão, e Restaurante Marisqueira “Sol Dourado”, na Zambujeira do Mar (Freguesia de São Teotónio), Restaurante Casa do Lagar, em Colos e o restaurante “O Escondidinho do Poço” em Odemira (Freguesia São Salvador e Santa Maria).


Paralelamente à Semana Gastronómica será também dinamizada a actividade “Segredos do Medronho do SW”, na qual a população é convidada a visitar, entre os dia 27 de Março e 1 de Abril, unidades de transformação de medronho com inscrições gratuitas em www.cm-odemira.pt.


Para o dia 31 de Março, a partir das 17:30 horas, está ainda agendada para o Espaço CRIAR, em Odemira, a actividade “Degustação Segredos do Medronho”, na qual o público poderá conhecer e provar produtos à base de medronho, como aguardente e cocktails, participar no workshop de comida com produtos de medronho e assistir a um momento musical.


Ambas as iniciativas são dinamizadas pelo município de Odemira em parceria com a ARBUTUS – Associação para a Promoção do Medronho.


Segundo a autarquia, o concelho de Odemira tem bastante tradição na produção de medronho e de aguardente à base de medronho, com grande qualidade. Também o mel tem significativa produção local, sendo apontado como um mel de elevada qualidade. Ambos os produtos são considerados como estratégicos para o desenvolvimento e dinamismo económico do concelho.

Créditos da Notícia: Rádio M24


8 visualizações
bottom of page