top of page

Ourique: Município promove Semana Gastronómica do Medronho.

De 10 a 17 de Fevereiro, o Município de Ourique dinamiza a Semana Gastronómica do Medronho. A primeira edição deste evento reúne 17 estabelecimentos que, ao longo destes dias, apresentam o melhor da gastronomia do concelho com o medronho a assumir o papel principal.


gastronomia, medronho, restaurantes, alentejo

Durante a semana em que decorre, os estabelecimentos aderentes, do concelho de Ourique, vão preparar na sua ementa diária, pratos gastronómicos regionais, onde o medronho se destaca como ingrediente. Desde pratos com carne de porco alentejano às sobremesas, este fruto promete estar presente em todos os momentos da refeição. Nas ementas estarão as mais variadas propostas de pratos, petiscos e sobremesas com medronho.


Durante oito dias, o medronho vai ser a rei do menu em 17 restaurantes, cafés e pastelarias do concelho de Ourique. Considerando a gastronomia alentejana como elemento fundamental na estratégia de desenvolvimento sociocultural, patrimonial e económico do território, o Município de Ourique promove a 1ª edição da Semana Gastronómica do Medronho, como contributo para o estímulo da gastronomia do concelho, preservando um dos seus frutos mais importantes, o medronho.


Quem passa pela serra, facilmente avistará medronheiros, que nesta época se encontram enfeitados pelas suas flores brancas e frutos vermelhos e carnudos.  O medronho é bastante conhecido pela tradicional aguardente de medronho. No entanto, há mais no medronho para além da tradição. Como forma de defender, valorizar e promover este fruto, o Município de Ourique lançou o desafio aos restaurantes e pastelarias do concelho, que insiram na sua ementa iguarias que incluam este fruto.


Snack-bar “Kambu”; “Tas´ca Magana”; Restaurante/Snack-bar “Vinha; “A lojinha da Paula”; Pastelaria “Rubi”, Churrasqueira “Pátio de Ourique”; Café “A Toca”, Restaurante “Sabores da Avó”, Restaurante “Palma”, Restaurante “São Silvestre”, Café Snack-bar “Novo Rumo”; Restaurante “Novo Coimbra”; “Adega do Monte Velho”, Restaurante “Paraíso da Serra”; Churrasqueira “Belinha”; “Alentejanita – Doces Regionais” e Restaurante “Mundial” são os estabelecimentos aderentes ao evento.


Depois do sucesso conseguido com a 1ª edição da Semana Gastronómica da Bolota, o Município de Ourique decidiu valorizar outro produto endógeno do concelho, o medronho. De 10 a 17 de Fevereiro, o medronho é rei no concelho de Ourique. Não deixe de visitar os espaços aderentes, assim como as diversas iguarias.


Créditos da Notícia: Lidador Notícias


2 visualizações
bottom of page