top of page

Projecto Mulheres com Tomates convida este Novembro a descobrir o pão no feminino

27 de nov. de 2024
2 min de leitura

O projecto Mulheres com Tomates chega à sua 5ª edição e, este ano, dedica-se ao tema “As Mulheres e o Pão”. O encontro, a 29 de Novembro, em Lisboa, explora o papel das mulheres na produção e tradição do pão, abordando o impacto cultural, social e económico deste alimento essencial.

pão, beato, startup, lisboa is baking the future
Na fábrica do Beato, em Lisboa, faziam-se massas, bolachas e pão para abastecer os militares portugueses. A "Fábrica de Pão e de Confeitaria" ocupava cerca de 7.000m2 (📷: Startup Lisboa)

Segundo Patricia Conde, CEO da Nuts Branding, agência responsável pela concepção, organização e comunicação do projecto, "o Mulheres com Tomates é um evento que procura dar visibilidade às mulheres da gastronomia. Nesta 5ª edição do projecto com o tema ‘As Mulheres e o Pão’, queremos realçar como o pão, um símbolo de vida e base da nossa alimentação, se interliga com a actividade das mulheres, não só como padeiras, mas também como investigadoras, moleiras, sociólogas. É uma oportunidade de reflectir sobre o futuro da produção alimentar e de valorizar cada etapa desse processo".


Em 2024, a iniciativa decorre a 29 de Novembro na Fábrica de Pão, no Beato Innovation District (14h30 às 20h00) e agenda diferentes actividades, entre elas, a oportunidade de conhecer mais sobre a história do pão, com a visita guiada por Deolinda Folgado à antiga fábrica de moagem. Aprender sobre os processos de  fermentação natural dá mote ao workshop conduzido por Maria Urmal.  Somam-se uma prova de azeites com a óleologa Ana Carrilho e a oportunidade de barrar torradas com a sempre deliciosa manteiga.


No decorrer desta festa terá lugar uma mesa-redonda com a presença de várias oradoras, entre elas Elisabete Ferreira (Padaria Pão de Gimonde) distinguida como a “Melhor Padeira do Mundo 2024” pela UIBC; Helena Resende (Moagem Carlos Valente), moleira e empresária; Teresa Vivas, autora do projecto Pão da Madeira; Patrícia Miguel (Padaria Brutalista e Projecto Bruta), arquitecta e investigadora.


No dizer dos promotores da iniciativa Mulheres com Tomates, esta “visa valorizar e promover o papel das mulheres em áreas tradicionais e inovadoras, desde a agricultura até a indústria alimentar, criando espaços para diálogos enriquecedores e troca de conhecimentos”.


As inscrições no evento podem fazer-se aqui.


Créditos da Notícia: J.M.A.


Quero receber os catálogos

fale connosco

erro: ingrediente não encontrado

ainda à procura daquele
ingrediente especial? 

Chegou ao local certo.

bem-vindos a bordo foodies

chefs criativos, produtos incríveis, momentos para partilhar e histórias que vale
mesmo a pena ficar a conhecer.

vamos comer "fora da caixa"?
estes são os recém-chegados à Lima com Pimenta

já vos dissemos que adoramos ingredientes
irreverentes?

Too Good to Go
Too Good to Go

connosco
o desperdício
não tem lugar
à mesa

Too Good to Go

Lima com Pimenta
fruit & veg company
Lima com Pimenta, Lda. | Algarve




 

 


numa relação séria (e longa)
com ingredientes incríveis, desafios desconcertantes e pessoas extraordinárias


It's a Green (amazing) World!

Logotipo da Lima com Pimenta

Contactos

estamos à distância de um clique

​​​

​

contacto@limacompimenta.com

prometemos ser rápidos a responder

​

966 037 200

chamada para a rede móvel nacional

 

289 794 280

chamada para a rede fixa nacional

Outras Informações
 

​

Livro de Elogios
RAL | Centro de Arbitragem do Algarve
Livro de Reclamações

o nosso Livro de Elogios está disponível apenas em formato físico porque preferimos o modo "olhos nos olhos"

sozinhos poderíamos ir mais rápido mas juntos iremos (certamente) mais longe
 

reconhecimentos 

Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Scoring TOP 10 2024 - Melhores PME do Sector Alimentar
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Lider 2024
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Excelência

lugar cativo para o próximo; estamos a trabalhar nisso

espaço reservado

parcerias & co.

O Prato Certo
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Unidos Contra o Desperdício
Parceria entre a Lima com Pimenta e a ProVeg
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Too Good to Go
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Hotel Shop
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Coparama
bottom of page