Prémios Mesa Marcada: restaurante algarvio é o melhor do ano e top 10 de chefs com surpresas
- Lima com Pimenta

- há 3 horas
- 2 min de leitura
A 17ª edição do evento distinguiu José Avillez como melhor chef, mas há outros nomes de destaque na lista.
O país voltou a celebrar mais uma edição dos Prémios Mesa Marcada 2025. O Centro de Congressos do Estoril, no concelho de Cascais, foi o palco da gala que juntou esta Segunda-feira, 2 de Janeiro, cerca de 500 convidados para anunciar os melhores nomes da gastronomia nacional.
A 17ª edição dos prémios ficou marcada pelo regresso do Ocean, de Hans Neuner, à liderança do ranking de restaurantes. O Belcanto subiu para o segundo lugar, enquanto o Prado manteve a terceira posição. Logo a seguir, surgem o Essencial e o Euskalduna, ambos um lugar acima face ao ano anterior.
O Fifty Seconds, de Rui Silvestre, protagonizou uma das maiores progressões do ano, entrando directamente para o sexto lugar, o que lhe valeu o Prémio Especial Estrella Damm Restaurante Destaque do Ano.
Também o Boubou’s, de Louise Bourrat, e o Marlene, de Marlene Vieira, entraram pela primeira vez no Top 10, ocupando o sétimo e o nono lugares, respetivamente. A fechar a lista surgem a Cozinha das Flores, de Nuno Mendes, e o Sála, de João Sá, que repetem as posições alcançadas na edição anterior.
No ranking dos Top 10 Chefes, José Avillez lidera, seguido de Hans Neuner. Nuno Mendes e Marlene Vieira completam os primeiros quatro lugares. Um dos grandes destaques do ano foi Louise Bourrat, que escalou 13 posições até ao sétimo lugar, uma evolução que lhe garantiu o Prémio Especial Makro Chefe Destaque do Ano. Também Rui Silvestre reforçou a sua presença no ranking, entrando no Top 10 depois de uma subida de 16 lugares.
Entre as distinções especiais atribuídas este ano, o Broto, de Pedro Pena Bastos, foi eleito Restaurante Novo do Ano, enquanto Rafaela Ferreira, do Exuberante, recebeu o título de Chefe Revelação do Ano.
Esta edição ficou ainda marcada por um dado simbólico: é a primeira vez que duas mulheres integram o Top 10 de Chefs. Aliás, 2025 foi o ano com maior número de mulheres na história dos Prémios Mesa Marcada, em diversas categorias.
A lista completa está disponível no site dos Prémios Mesa Marcada.
Créditos da Notícia: NiT






