top of page

Sabor do Ano premeia 17 produtos no sector de Frutas e Legumes

Já são conhecidos os produtos premiados como Sabor do Ano 2023. 145 produtos de 40 marcas foram distinguidos através de mais de 12.000 provas cegas, «realizadas pelos consumidores portugueses, num laboratório de análise sensorial acreditado», destaca a organização.


Deste total, 17 dos produtos reconhecidos são do sector Frutas e Legumes, e este é também o sector que apresenta maior crescimento nas marcas de fabricantes.

sabor do ano, prémios, frutos, legumes

«Seguindo um restrito protocolo e a garantia da imparcialidade da prova, foram avaliados cinco critérios: Sabor, Aspecto, Odor, Textura e Satisfação Global», refere ainda a organização.


Amorango da Frutas Classe; Banana Del Monte; Uvas de mesa Dona Uva; Abacaxi, Abacate, Manga e Papaia da Sweet Fruits; Mamão Frutana e Mangarara Amadurecida da Henrique Fiel Lourenço, Lda; Tomate Monterosa da Semillas Fitó; Ananás e Manga Soft FRUBIS semi-desidratados; Amêndoa Natural, Amêndoa Mel e Sal Marinho, Amêndoa Alecrim e Sal da Vera Almond; Batata Princesa Amandine e Batata Cozida a Vapor Princesa Amandine são os produtos vencedores Sabor do Ano 2023 do sector.


«Ostentar o prémio Sabor do Ano é um activo de marketing fortíssimo. Falamos de uma avaliação da qualidade gustativa do produto: não é um concurso nem uma eleição. É um prémio baseado no reconhecimento realizado pelo júri mais exigente: o consumidor. Parabéns a todas as marcas que conseguiram obter esta distinção», afirma Jordi Bové Solana, director geral Global Quality Ibéria, empresa que representa o Prémio em Portugal.


No que se refere a marcas de distribuição, o ALDI destaca-se como a insígnia com mais produtos premiados (35) e o Lidl como a empresa que é premiada em mais categorias (29), com 32 produtos das suas marcas próprias.


Outras marcas de distribuição continuam a prevalecer, tais como: Continente, Intermarché e Minipreço, «o que demonstra o dinamismo e inovação que têm feito na sua marca própria».


A categoria Bio continua a ser uma tendência crescente nas marcas da Distribuição, com o compromisso na qualidade, e sem comprometer o sabor dos produtos, contando com 22 produtos premiados.


Os vencedores do prémio Sabor do Ano vão beneficiar automaticamente do uso do selo durante 13 meses, distinguindo os seus produtos da concorrência.


“Bio”, “Clássico”, “Kids”, “Made in Portugal”, “Sem Lactose”, “Sustentável”, “Top Inovação” e “Vegan” foram os selos atribuídos nesta edição.


O evento decorreu no passado dia 16 de Fevereiro, no Estúdio Time Out Market Lisboa, e foi apresentado pela apresentadora Mónica Jardim. O catering ficou a cargo do Chef Luís Machado.


Créditos da Notícia: Frutas, Legumes e Flores


30 visualizações
bottom of page