top of page

Se é apreciador de vinho (e boa gastronomia) não perca este evento

Enoturismo em destaque a partir do dia 20 de Fevereiro, na Alfândega do Porto.

Um colectivo de Chefs Michelin, Wine Legends de Portugal e Sommeliers premiados vão ser os protagonistas da Portugal’s Biodiversity Wine & Food Experience, que será realizada na próxima Segunda-feira, dia 20 de Fevereiro, a partir das 19:30, no Edifício da Alfândega do Porto. Neste jantar espectáculo, que abre a Wine & Travel Week, participam os Chefs Rui Paula (** Michelin) e Arnaldo Azevedo (* Michelin), os Sommeliers: António Lopes e Marc Pinto (Prémios Melhor Sommelier de Portugal), os Wine Legends: Álvaro de Castro, António Cerdeira, Charles Symington, João Portugal Ramos, Jorge Rosas e Luís Pato. Um momento para provar a identidade portuguesa numa atmosfera singular, inspirada na diversidade ímpar de Portugal, temperada por diferentes expressões artísticas, da alta gastronomia às artes performativas.

O futuro da indústria mundial de enoturismo estará em foco nos dias 21 e 22 de Fevereiro, Terça e Quarta-feira, também na Alfândega do Porto. Entre as 09:30 e as 17:30 será realizada a Feira Profissional que promoverá e dará a conhecer marcas e projectos de enoturismo de todo o mundo. Ao longo dos dois dias, em paralelo, serão organizadas outras iniciativas, nomeadamente entre as 09:30 e as 12:30 serão promovidas Reuniões B2B, reuniões de negócios com as empresas e os projectos representados na feira, que mostram a diversidade da oferta de mais de uma dezena de países, por entre Europa, Américas, África e Oceania. Mais perto do almoço, às 12:00, 12:30 e 13:00 será a hora das WTW PopUps – criando momentos de inspiração na interacção promovida por apresentações de 30 minutos que animarão o palco central da área de expositores, com a Rota dos Vinhos e Enoturismo do Porto e Norte, o Turismo do Centro de Portugal e o projeto HumanWinety.

A gastronomia criará momentos únicos nestes dois dias do Fórum. Na Terça-feira, dia 21, entre as 13:30 e 14:45 será organizado o PORTUGAL’S SEA – WINE & FOOD EXPERIENCE*, no qual os participantes vão poder provar o que de melhor o Atlântico oferece num menú harmonizado com vinhos da região de Lisboa e dos Vinhos Verdes. Em palco, Chef Vitor Matos (* Michelin), Chef Fernando Santos e Chef Pasteleiro Francisco Gomes.


Enquanto na Quarta-feira, dia 22, entre as 13:30 e as 14:45, será promovido o PORTUGAL’S EARTH – WINE & FOOD EXPERIENCE*, criando tempo para provar o que da terra nasce num menú harmonizado com vinhos das regiões da Bairrada, da Beira Interior e do Dão. Em palco, Chef Vitor Matos (* Michelin), Chef Fernando Santos e Chef Pasteleiro Francisco Gomes.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolherá mais de uma centena de compradores internacionais – operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagem, que ao longo da tarde do dia 21 de fevereiro, entre as 15:00 e as 18:00, será promovido o debate com o Fórum que terá como foco “Enoturismo: Digital & Sustentabilidade”, no qual vão ser abordados os desafios da transformação digital e da sustentabilidade ambiental, social e económica no mundo do enoturismo. Os painéis serão moderados e protagonizados por oradores de três continentes, África, Oceânia e Europa, representando oito países e os projetos mais emblemáticos das suas empresas. Entre as 18:00 e as 19:30 será tempo para descansar e os convidados se prepararem para a próxima experiência que terá inicio entre as 20:00 e as 23:00: o BEST OF WINE TOURISM AWARDS CEREMONY & DINNER, no MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO*, que será o tempo para celebrar o vencedor Internacional e os vencedores Regionais do Porto e Douro e dos Vinhos Verdes, da edição 2022 do Prémio Best of Wine Tourism. A cidade do Porto é membro fundador da rede Great Wine Capitals, que, desde 2001, promove a competição anual Best of Wine Tourism, premiando a inovação e a excelência em algumas das maiores regiões vinhateiras do mundo.

No dia seguinte, dia 22 de Fevereiro, entre as 15:00 e 18:00, o Fórum debaterá “Enoturismo: Negócio, Inovação e Pessoas”. Entre as 20:00 e 23:00 o World Wines Party by Sogrape – Caves Ferreira, será promovida uma festa com o apoio de uma das maiores empresas familiares do mundo do vinho. Afinal quem nunca ouviu falar em Mateus Rosé ou Barca Velha, levante a mão!? Os convidados da WTW vão conhecer os rótulos do universo Sogrape produzidos na Argentina, Chile, Espanha, Nova Zelândia e Portugal, numa festa surpreendente.

O programa seguirá de Quinta a Domingo, de 23 a 26 de Fevereiro, para o Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo e Ribatejo, Algarve, Açores e Madeira. Para os que deixam o Porto, será tempo para percorrer Portugal de lés a lés e viver mais de 40 experiências de enoturismo, em sete programas especialmente desenhados para as delegações de compradores e jornalistas que participam na WTW. Para quem fica no Porto, será tempo de continuar a viver em modo WTW, desta vez na 19ª edição do Essência do Vinho – Porto, a principal experiência do Vinho em Portugal, no Palácio da Bolsa.


Créditos da Notícia: Forever Young


18 visualizações
bottom of page