top of page

TAP e The Art of Tasting Portugal apresentam Local Stars

A TAP Air Portugal convidou The Art of Tasting Portugal para dar vida ao novo projecto Local Stars, cujo objectivo passa pela valorização da Portugalidade e do país através da gastronomia, bem como das regiões através dos seus produtos emblemáticos.


Nos próximos dois anos, nos voos de longo curso da companhia aérea nacional, a matriz do conceito desta plataforma de promoção da gastronomia portuguesa materializa-se a bordo da classe executiva, onde a viagem começa numa região e destaca um produto local, trabalhado neste menú por um Chef nacional.

O The Art of Tasting Portugal (TAOTP), plataforma que visa promover a gastronomia nacional através do mapeamento gastronómico de Portugal e organização de experiências com ênfase neste sector, une-se à TAP Air Portugal para criar um projeto inédito: o Local Stars. Resultado da partilha de valores relativos à promoção da Portugalidade e do país, das regiões e dos seus produtos através da gastronomia, esta iniciativa materializa o conceito do TAOTP com o mapeamento do território, através de produtos emblemáticos de cada região, com atenção à sua sazonalidade, e destaca igualmente este território e as suas características.


Esta parceria, anunciada hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), e que contou com o apoio criativo da agência Bar Ogilvy, concretiza-se nos próximos dois anos nas refeições da classe executiva de todos os voos de longo curso. O projecto promove, a partir de Março deste ano, uma região e respectivos produtos, trabalhados por um Chef português, resultando num menú que engloba entrada, prato principal e sobremesa. A cada dois meses, durante 2023 e 2024, o menú, respectivo produto em destaque e região são alterados de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.


“A TAP é a maior montra de Portugal no mundo e os nossos aviões são um dos mais poderosos veículos de promoção da portugalidade. O projecto Local Stars permite que a TAP trabalhe com alguns dos mais reputados Chefs portugueses no desenvolvimento dos menús de classe Executiva, elevando a gastronomia que servimos a bordo dos nossos aviões a novos patamares.”, afirma Silvia Mosquera, CCRO TAP.


“Promover Portugal enquanto destino gastronómico, com a sua diferenciação e qualidade, é um objectivo que a plataforma The Art of Tasting Portugal partilha com a TAP Air Portugal. Esta parceria, de que tanto nos orgulhamos, fortalece esta estratégia de dinamização do território nacional e da comunidade que o valoriza.”, afirma Patrícia Dias, fundadora do The Art of Tasting Portugal, a par de Adriana Fournier. “Nestes dois anos em que o projecto Local Stars “voa” com a TAP, vamos ter acções paralelas no território que permitem uma continuidade desta experiência “em terra”. Temos como objectivo não só divulgar o país e as várias regiões, como promover o território e acrescentar valor através de experiências gastronómicas e activações com produtos e Chefs locais, dinamizando o turismo e a economia local. Deixamos aqui o convite para que conheçam e vivam os sabores do nosso país.”, acrescenta Adriana Fournier.


A iniciativa conta com reconhecidos Chefs nacionais que, de dois em dois meses, destacam uma região e um produto desse mesmo local. Assim, em Março e Abril inicia esta viagem em Lisboa, com a garoupa enquanto produto-estrela, trabalhada pelo Chef Henrique Sá Pessoa. Nos dois meses seguintes, em Maio e Junho, cabe ao Chef açoriano Cláudio Pontes fazer brilhar o Queijo de São Jorge, produzido exclusivamente em São Jorge, no arquipélago dos Açores, a região em destaque neste menú. Julho e Agosto terão o polvo como produto estrela num menú a cargo da Chef Noélia Jerónimo, que promove a região do Algarve. Os Chefs Júlio Pereira, Diogo Rocha, Óscar Geadas são os nomes que completam a lista de participantes neste primeiro ano do projecto.

A produção dos menús de autor está a cargo da CateringPor, que irá confeccionar os pratos mediante a receita, prova e validação dos vários chefs envolvidos. O projecto tem, também, como objectivo a integração de matérias primas locais e preferência na escolha de fornecedores das respectivas regiões em destaque, apoiando a vertente de sustentabilidade e de promoção da economia local em que o TAOTP assenta.


Além das refeições a bordo, serão difundidos conteúdos de vídeo alusivos a esta parceria nos ecrãs destes aviões de longo curso, em todas as classes (executiva e económica): a chegada ao território com imagens características da região, a escolha de um produto da estação, o destaque ao seu produtor, e a receita de um Chef a trabalhar este mesmo produto na confecção do menú que será servido a bordo. Os passageiros poderão igualmente adquirir a experiência criada para o efeito com o chef autor do menú a bordo no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.


O The Art of Tasting Portugal apresenta uma abordagem ao país enquanto destino gastronómico diferenciador, focando-se na essência de cada região, agregando a comunidade de pessoas, cujo trabalho se destaca neste sector, e nos produtos de excelência que se encontram no território nacional. Com base na premissa de que a gastronomia portuguesa é um dos principais argumentos de Portugal enquanto destino turístico, que deve ser exaltado e valorizado, esta plataforma apresenta e organiza experiências de ênfase gastronómico concebidas para proporcionar momentos memoráveis, tanto para os portugueses como para os estrangeiros que visitam o país.


Créditos da Notícia: Lux


16 visualizações
bottom of page