top of page

Universidade de Aveiro integra projecto europeu sobre alimentação saudável | in "Vida Rural"

A Universidade de Aveiro (UA) integrou o FairFood, um projecto europeu focado na Dieta Mediterrânica. Em comunicado, a UA revela que “este projeto pretende contribuir para a educação nutricional e alimentar da população, especialmente os mais jovens, recuperando alimentos e produtos tradicionais de vários países, e preservando técnicas ancestrais de conservação, confecção e consumo".

Apesar de o projecto se dirigir a toda a população interessada, tem como foco principal sensibilizar as gerações mais jovens, nomeadamente através da criação de um conjunto de recursos didácticos concebidos para estudantes do ensino profissional dos ramos de hotelaria e cozinha.


O FairFood contempla ainda uma plataforma educativa multilingue de acesso livre que funcionará como repositório de conhecimentos sobre o património cultural gastronómico dos países do Mediterrâneo.


“O projecto FairFood acompanha as iniciativas de internacionalização da UA em áreas relevantes a nível global: recuperação de hábitos alimentares mais saudáveis, com alimentos de cada estação, numa cultura de proximidade”, refere Claúdia Santos, uma das investigadoras da UA responsáveis pelo projecto.


Este projecto de alimentação saudável, coordenado pela Universidade de Málaga, enquadra-se no âmbito do programa Erasmus+ e conta com parceiros como, por exemplo, a ANESPO – Associação Nacional das Escolas Profissionais e a ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal.


Créditos da Notícia: Vida Rural


bottom of page