top of page

Chef algarvio com estrela Michelin garante refeições sociais em Tavira | in "Observador"

15 de abr. de 2020
3 min de leitura

Atualizado: 3 de set.

Oito cozinheiros e ajudantes, liderados pelo chef Rui Silvestre produz duas centenas de refeições por dia que são servidas a crianças carenciadas ou distribuídas pela Rede de Emergência Alimentar.

chefs, solidariedade, covid-19

Um chef algarvio com estrela Michelin cozinha diariamente duas centenas de refeições para famílias desfavorecidas e crianças carenciadas numa altura que a pandemia da Covid-19 penaliza muitos agregados familiares.


O ambiente e os uniformes aparentam o ambiente de um restaurante de luxo mas, na verdade, trata-se da cozinha do Centro de Apoio Integrado de Crianças do centro humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, no distrito de Faro.


Um grupo de oito cozinheiros e ajudantes divide as tarefas para garantirem que, das suas mãos, saem as quase duas centenas de refeições por dia que são servidas às crianças do centro ou devidamente acondicionadas em caixas para serem distribuídas pela Rede de Emergência Alimentar.


A liderar este grupo está o chef Rui Silveira, responsável pelo restaurante Vistas, em Vila Nova de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António, que em 2019 ganhou a sua primeira estrela Michelin.


Entre a preparação da refeição do dia revela à Lusa que o restaurante teve de fechar “por razões óbvias” com a equipa a ficar parada em regime de "lay-off" mas, ao aperceberem-se que “havia pessoas a precisarem de ajuda, toda a equipa “decidiu aderir voluntariamente”, revela. Surgiu o projecto “Alimentar a Saúde”.


De início, a intenção era produzir refeições “para o hospital ou vários hospitais”, mediante a necessidade, revela Rui Silveira. Começaram por utilizar a cozinha do restaurante, mas o convite da Cruz Vermelha de Tavira tornou possível “expandir a iniciativa e começar a cozinhar também para as crianças e para famílias desfavorecidas”.


Após a implementação das medidas de combate à pandemia da Covid-19, as crianças que frequentavam a creche do centro foram para casa e a cozinha encerrada, mantendo-se apenas a funcionar a Casa de Acolhimento que alberga 18 crianças e adolescentes.

Quando soubemos da iniciativa do chef, resolvemos aderir e disponibilizar as nossas instalações para que a oferta possa ser aumentada”, adiantou o director do centro humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Manuel Marrafa.

A equipa de Rui Silvestre passou a garantir o almoço e jantar para as crianças que permanecem institucionalizadas e uma refeição diária para os lares e outras entidades.


“Limitamo-nos a produzir as quantidades que conseguimos e cabe à Rede de Emergência Alimentar a gestão e a quem são entregues”, realça o Chef.


Diariamente preparam menus completos com sopa, prato vegetariano, de carne ou peixe e uma sobremesa, numa experiência que parece agradar ao palato dos mais novos. Uma das adolescentes do centro revela à Lusa que nunca tinha experimentado tantos “sabores diferentes”, a “surpresa” da sopa de alface, assim como “a variedade de temperos” utilizados na comida.


Rui Silvestre adianta que o objectivo da cozinha é “preparar pratos com bons produtos, da forma mais correcta possível” e é precisamente isso que estão a fazer. “Conseguir alimentar as pessoas de uma forma correcta para que tenham todos os dias uma refeição cuidada” defende.


O projecto não tem prazo, mantendo-se “até que seja possível”, e enquanto houver voluntários e apoio de várias instituições.


De momento estão a trabalhar “quase exclusivamente” com a Makro, mas a esperança é que “mais empresas se juntem com doação de produtos”, para poderem “continuar isto durante muito mais tempo”.


“Espero que depois de tudo isto as pessoas saiam diferentes a perceber que precisamos uns dos outros”, conclui.


Num outro ponto da cidade de Tavira, a Cruz Vermelha garante o apoio a pessoas em situação precária e sem abrigo no Refeitório Social com mais de 300 refeições diárias, agora entregues pela janela, já que o plano de contingência obriga a manter a porta fechada.


É à porta que a Lusa encontra Cosmin Marusan, cidadão romeno de 26 anos no segundo dia que recorre ao refeitório social. Há dois anos que trabalhava como jardineiro “sem contrato de trabalho” revela. Com a pandemia foi “dispensado pelo patrão” e viu-se obrigado a “pedir ajuda”. Só depois de referenciado pela Câmara de Tavira é que começou a receber apoio alimentar, pelo qual diz “estar muito agradecido”.


Com o saco da comida que acabou de receber, numa mão, e um cachorrinho pequeno que resgatou da rua, na outra, segue para casa, com o regresso marcado para amanhã à mesma hora, numa viagem que passou a marcar a sua rotina diária.


Créditos da Notícia: Observador


bem-vindos a bordo foodies

chefs criativos, produtos incríveis, momentos para partilhar e histórias que vale
mesmo a pena ficar a conhecer.

vamos comer "fora da caixa"?
estes são os recém-chegados à Lima com Pimenta

já vos dissemos que adoramos ingredientes
irreverentes?

Quero receber os catálogos

fale connosco

erro: ingrediente não encontrado

ainda à procura daquele
ingrediente especial? 

Chegou ao local certo.

Too Good to Go
Too Good to Go

connosco
o desperdício
não tem lugar
à mesa

Too Good to Go

Lima com Pimenta
fruit & veg company
Lima com Pimenta, Lda. | Algarve




 

 


numa relação séria (e longa)
com ingredientes incríveis, desafios desconcertantes e pessoas extraordinárias


It's a Green (amazing) World!

Logotipo da Lima com Pimenta

Contactos

estamos à distância de um clique

​​​

contacto@limacompimenta.com

prometemos ser rápidos a responder

966 037 200

chamada para a rede móvel nacional

 

289 794 280

chamada para a rede fixa nacional

Outras Informações
 

Livro de Elogios
RAL | Centro de Arbitragem do Algarve
Livro de Reclamações

o nosso Livro de Elogios está disponível apenas em formato físico porque preferimos o modo "olhos nos olhos"

não conseguimos evitar o orgulho (nem a lagriminha no olho)

sozinhos poderíamos ir mais rápido
mas juntos iremos (certamente) 

mais longe

 

reconhecimentos 

Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Scoring TOP 10 2024 - Melhores PME do Sector Alimentar
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Lider 2024
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Excelência

lugar cativo para o próximo; estamos a trabalhar nisso

espaço reservado

parcerias & co.

O Prato Certo
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Unidos Contra o Desperdício
Parceria entre a Lima com Pimenta e a ProVeg
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Too Good to Go
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Hotel Shop
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Coparama
bottom of page