top of page

Dia Mundial da Obesidade: DGS lança manual sobre alimentação na gravidez | in "Notícias ao Minuto"

Ganho de peso durante a gravidez, que alimentos não se deve ingerir na gestação ou recomendações para mulheres vegetarianas, são alguns dos temas tratados por este manual, "que utiliza a evidência científica mais recente".

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direcção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta Quinta-feira, Dia Mundial da Obesidade, um manual dedicado à alimentação na gravidez, intitulado "Prevenção da obesidade começa na barriga da mãe".


Em comunicado, a autoridade explica que este documento inclui "informação importante" sobre questões frequentes durante a gravidez, como, por exemplo, sobre o ganho de peso, a ingestão de cafeína ou álcool e suplementação".


Segundo a DGS, foram também acrescentadas recomendações "para casos específicos, como por exemplo para gestações múltiplas ou para mulheres que seguem um padrão alimentar vegetariano".


"O manual inclui também as mais recentes recomendações sobre macro e micronutrientes durante a gravidez e a lactação da EFSA - Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos", pode ler-se.


Esta nova edição foca "a obesidade na preconceção e na gravidez", os "cuidados de segurança alimentar" gerais a ter durante a gestação e traz "algumas ferramentas de apoio que podem ser utilizadas na comunidade para a promoção da alimentação e nutrição adequadas a mulheres na gravidez e lactação".


"Trata-se de um documento de cariz essencialmente técnico, mas no final de cada capítulo ou subcapítulo é apresentado um resumo, em linguagem acessível a todos, com a informação a reter e com interesse para a mulher grávida. Complementarmente, o manual apresenta também dois guias com informação clara, grafismo apelativo e orientado para o público em geral"; esclarece a DGS.


O documento, "que utiliza a evidência científica mais recente" e também foi elaborado em parceria com a ASAE, destina-se a todos os profissionais da área da saúde e às famílias.


Consulte o manual na íntegra aqui.


Créditos da Notícia: Notícias ao Minuto


3 visualizações
bottom of page